20 setembro, 2011

O Tao do teclado – Atalhos de teclado para o Windows 7 [COMPLETO]


O Tao do teclado – Atalhos de teclado para o Windows 7 (Parte 1)

Quer se tornar um ninja dos teclados (nenhuma alusão ao ex-deputado federal Frank “Cãozinho dos teclados” Aguiar, ok?)? Para tanto, é preciso perseverança, concentração e muito treino. Afinal, há dezenas de atalhos de teclado que permitem reduzir drasticamente o tempo na hora de realizar algumas tarefas no Windows.
Ontem mesmo acabamos entregando dois atalhos do Windows 7: a combinação da tecla Windows + barra de espaços para exibir momentaneamente a Área de Trabalho, e a Win + D, feita para minimizar todas as janelas abertas e liberar a Área de Trabalho definitivamente.

Na primeira parte de nossa série do tutorial “O Tao do teclado”, vamos ensinar alguns atalhos para acionar funções do sistema. Vamos nessa!

Tecla F1

Sentindo-se perdido em algum programa do Windows 7? Ou simplesmente em dúvida sobre o seu funcionamento? Basta pressionar F1, o botão universal de ajuda para que uma janela de ajuda se abra com diversos tópicos a respeito. Lá no alto, é possível fazer buscas com palavras-chave. Dica: ative a opção “Ajuda online” para obter o conteúdo de suporte mais atualizado. Cansado de pegar o mouse para só abrir o menu Iniciar? Então use esta combinação. Dica: use as teclas direcionais para navegar por entre as opções desse menu – ou simplesmente comece a digitar o nome de um aplicativo para encontrá-lo mais rapidamente.
Tecla F1 - Ajuda do Windows 7

Control + ESC

Cansado de pegar o mouse para só abrir o menu Iniciar do Windows 7? Então use esta combinação. Dica: use as teclas direcionais para navegar por entre as opções desse menu – ou simplesmente comece a digitar o nome de um aplicativo para encontrá-lo mais rapidamente.
Ctrl Esc - Menu Iniciar do Windows 7

ALT + TAB

Outra maneira de dar um tempo com o mouse. Quando se aperta ALT + TAB (não sabe onde está a tecla TAB? Ela fica geralmente no canto superior esquerdo do teclado, logo abaixo de ESC; é aquela mais larguinha com uma seta para cada lado), uma lista com o ícone de todas as janelas abertas surge para você escolher qual ficará à frente de todas e, por conseqüência, que ficará ativa. Dica: a combinação Win + TAB faz a mesma coisa, só que de um jeito muito mais legal: ela nos ajuda a ativar o Aero do Windows 7, a qual exibe as janelas em fila. Para ela andar, basta seguir apertando TAB mantendo a Win pressionada.
Alt Tab - Alternar entre Janelas do Windows 7

O Tao do teclado – Atalhos de teclado para Windows 7 (parte 2)

Nesta segunda parte de nosso tutorial sobre atalhos de teclado para o Windows 7, vamos ensinar a função de mais três combinações espertas que, de tão simples e úteis, dão até raiva quando pensamos “como eu não sabia disso ainda?”.

ALT+F4

Ao invés de pegar o mouse e levá-lo até o “X” do canto superior direito da janela, basta apertar o botão Alt, depois a F4. Isso também encerra o programa que estiver ativo. Dica: isso também funciona com a combinação Alt TAB (explicada na 1a parte deste especial); mantenha a tecla Alt apertada e alterne pelas janelas abertas pressionando TAB. Assim que selecionar o programa desejado, volte a pressionar “Alt F4” (se vc manter Alt apertada, a janela é apenas minimizada, não fechada).
ALT F4 - Fechar Janelas

SHIFT + DEL

Se você tiver absoluta certeza que um arquivo é desnecessário e não quiser que ele vá para a lixeira quando apagá-lo, pode excluí-lo permanentemente por meio desta combinação: aperte Delete enquanto segura a tecla SHIFT (uma das setinhas que ficam de ambos os lados do teclado). Dica:cuidado ao usar esta combinação (Shift Del), pois ela DELETA O ITEM DESEJADO DE FORMA DEFINITIVA, OK? Porém, dá para recuperá-lo, mas só com a ajuda de softwares especializados.
SHIFT DEL - Deletar Permanente

Tecla Windows + letra “L”

Há um meio mais prático para bloquear o computador do que usar a combinação “CTRL ALT DEL” para depois selecionar a opção “Bloqueie este computador”. Pressione a tecla Windows junto com a letra “L” para que a tela de login do computador apareça. Dica: esta função (Windows L) só rola se o seu PC tiver protegido por senha. Como? Você ainda não criou uma senha? Das duas, uma: ou você é bem despreocupado ou não sabe como fazê-lo. Então acesse este site especialmente criado para te ensinar a criar uma senha forte.
Windows L - Bloquear Computador

O Tao do teclado – Atalhos de teclado para Windows 7 (parte 3)

Falta pouco para você se tornar o ninja dos teclados. Neste terceiro episódio (os outros dois estão aquiaqui), revelamos mais alguns atalhos de teclado para você ganhar tempo, a admiração de todos e a inveja dos preguiçosos. Hoje ensinaremos alguns atalhos do Windows 7 bem básicos que funcionam em qualquer situação: seja quando estiver escrevendo um texto ou mesmo gerenciando o conteúdo das pastas do seu computador Windows.
Ctrl A - Selecionar Tudo

CTRL+A: Selecionar tudo

Cansado de ficar clicando, um por um, todos os arquivos daquela sua pasta de músicas abarrotada? É só apertar a combinação “Ctrl A” para você selecionar todos os itens que estiverem salvos em determinada pasta. Dica: caso queira desselecionar algum item, basta clicar nele com o mouse mantendo a tecla Ctrl apertada.
Ctrl C - Copiar

CTRL+C: Copiar

Selecione uma palavra de um texto, um arquivo em uma pasta, uma pasta inteira, uma imagem inserida em um documento do Word, etc, e aperte a combinação “Ctrl C” e ele será copiado. O conteúdo ficará guardado na chamada “Área de transferência”, uma porção da memória da máquina, até que seja transferido para outro local, o que é feito por meio da combinação.
Ctrl V - Colar

CTRL+V: Colar

Exato! Depois de escolher um item e dar “Ctrl C“, abra uma pasta – esteja ela no próprio computador, em um pendrive ou mesmo na rede – e agora digite “Ctrl V” para que ele seja “colado” no local escolhido.
Ctrl X - Recortar

CTRL+X: Recortar

A diferença entre copiar e recortar é que o item escolhido será removido do local inicial e será adicionado em outro. Escolha o que se quer, dê “Ctrl X” e repare: se for uma palavra em um texto, ela desaparecerá. Se for um arquivo, como uma música ou foto, seu ícone ficará mais clarinho. Agora é só escolher um novo local e dar Ctrl + V para que o item seja colado lá.
Ctrl Z - Desfazer

CTRL+Z: Desfazer

Se você percebeu que fez algo errado, tudo bem: respire fundo, aperte os botões “Ctrl Z” e desfaça o que acabou de fazer. Dica: esses três comandos também podem ser feitos com a ajuda do mouse. Basta clicar sobre o item desejado com o botão direito para que um menu contextual se abra; aí é só escolher o comando.

CTRL+Y: Repetir o último comando

Para finalizar, um atalho que pouca gente conhece. Praticamente o inverso do “Ctrl Z“, o “Ctrl Y” repete o último comando realizado. Funciona tanto em pastas do Windows quanto em programas do Office, por exemplo (mas não no Bloco de Notas!).

O Tao do teclado – Atalhos de teclado para o Windows 7 (final)


Windows+F1: Ajuda

Mas só com questões sobre o Windows, ok? Se você estiver com o Internet Explorer aberto e apertar APENAS F1, uma janela se abrirá só com tópicos de ajuda sobre o IE! Agora, se você quiser pedir pelaajuda do Windows, faça a combinação “Windows F1“.

Windows F1 - Ajuda do Windows 7
Windows+E: Windows Explorer

Se você paertar a combinação “Windows E“, ela abre a janela do Windows Explorer.
Windows E - Janela do Windows Explorer

Windows+F: Localiza arquivos ou pastas

Para revela a janela de pesquisas, basta apertar a combinação “Windows F“. Após feito isso, digite o que se quer localizar no campo lá em cima para fazer a “magia” acontecer.

Windows F - Localiza Arquivos
Windows+D: Exibe a Área de trabalho

A combinação “Windows D” é feita para quem quiser acessar rapidamente o Desktop/Área de trabalho e não se importa com a janela que está aberta à sua frente. Se não for esse o caso, melhor usar a combinação.
Windows D - Área de Trabalho

Windows+M: Minimizar tudo

Esta combinação “Windows M” é mais indicada para os organizados, pois ela permite que as janelas voltem à posição original – mas só quando se aciona essa mesma combinação acrescida do botão Shift. Recapitulando: Windows + M minimiza tudo; Shift + Windows + M, faz tudo voltar como era antes.


Windows+TAB: Flip 3D

Caso a interface Aero esteja habilitada no seu computador (ou PC para os mais íntimos), esta combinação “Windows TAB” acionará o efeito Flip 3D. Ou seja, todas as janelas que estiverem abertas aparecerão em uma fila tridimensional. Com a Windows pressionada, vá apertando Tab para que a fila ande. A janela que estiver à frente é a que será maximizada quando soltar a tecla Windows. Bacana, né?

Windows Tab - Flip 3D do Windows 7
Windows+Pause/Break: Propriedades do Sistema

Quer acessar rapidinho a janela de Propriedades do Sistema pra conferir qual foi a pontuação que o Windows deu para a sua máquina, dentre outras informações? Então é só apertar Windows e o botão Pause/Break – ele geralmente fica lá no alto do teclado, no canto direito (e eu achava que ele não servia pra nada).

Windows Pause Break - Propriedades do Sistema
Windows+R: Caixa de diálogo Executar

Este é um atalho para os usuários mais “prós”. Ele dá acesso à caixa de diálogo Executar. Por meio da combinação “Windows R“, é possível realizar tarefas por meio da digitação de linhas de comandos. Dica: caso não saiba do que estou falando, é melhor ficar longe disso, ok?
Windows R - Caixa de Diálogo
É isso, minha gente. Espero que tenham gostado. Ah, por favor, não deixem de mandar sugestões, críticas e, claro, elogios! Nosso objetivo é oferecer um conteúdo cada vez mais relevante e útil para nossos clientes. Por isso, perguntamos: o que mais vocês gostariam de aprender? Lá no nosso Facebookjá mandaram algumas sugestões. Mandem as suas também!
Fonte