21 setembro, 2011

Microsoft demonstra novo sistema de boot do Windows 8

Através da interface Metro, novo sistema de inicialização permite acesso fácil a uma gama maior de configurações.

Em uma atualização publicada no blog Building Windows 8 na última terça-feira (20 de setembro), a Microsoft deu mais detalhes sobre o sistema de boot de seu novo sistema operacional. A empresa afirma que, assim como todos os recursos disponíveis na nova versão do software, o recurso foi remodelado para trazer uma experiência mais confortável a qualquer tipo de usuário.



Quem estava acostumado com o excesso de informações que surgiam na tela de inicialização do Windows 7 vai se surpreender com a simplicidade do novo sistema. Ao ligar a máquina, é exibido o logotipo da empresa fabricante e, após alguns poucos segundos, é aberta uma tela com diversas opções.


Sistema simplificado


Além de poder selecionar qual a versão do sistema operacional que deve ser iniciada, a nova tela de boot é capaz de realizar uma série de funções adicionais. Entre elas está a possibilidade de configurar o horário da máquina, definir um sistema operacional preferencial e até mesmo realizar o processo de limpeza de disco do HD utilizado.


A nova tela de boot também lista quaisquer dispositivos USB conectados ao computador, além de oferecer ferramentas que permitem desligar a máquina ou reiniciar o sistema operacional em modo de segurança. Outra novidade incluída no sistema operacional é o acesso rápido ao prompt de comando para usuários que possuem privilégios de administrador.


O novo sistema de inicialização tira proveito da interface Metro, permitindo que o usuário utilize os dedos para selecionar facilmente qualquer uma das funções disponíveis. Da mesma forma, a combinação entre mouse e teclado pode ser utilizada sem qualquer problema para aqueles que utilizam o sistema operacional em desktops com configuração tradicional.