22 setembro, 2011

Windows 8 poderá bloquear Linux


Especialistas alertam para uma mudança nas especificações de firmware do Windows 8 que pode impedir que sistemas operacionais não autorizados, como o Linux ou FreeBSD, sejam instalados no computador.

A origem do problema está na decisão da Microsoft de utilizar em seu novo sistema um protocolo de segurança para a inicialização (boot) conhecido como UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) no lugar da tradicional BIOS, o que poderia impedir que sistemas como Linux rodassem em PCs certificados inicialmente com o Windows 8.
A UEFI será a sucessora da BIOS ROM firmware, desenvolvida para encurtar o tempo de inicialização da máquina e melhorar sua segurança. O framework, parte principal do Windows 8, é desenvolvido para funcionar em uma variedade de arquiteturas de CPU.
A Microsoft defende que esta tecnologia melhora a proteção da máquina contra rootkits e outros tipos de ataques, pois evita que arquivos executáveis sejam carregados caso não possuam uma assinatura de segurança dedicada UEFI.
Um dos engenheiros da Red Hat, Matthew Garrett, afirmou que a decisão da Microsoft ainda não cria pânico entre os usuários, mas é motivo para preocupação.
Isto porque, se o UEFI for adotado sem modificações, qualquer sistema que embarcar somente com as chaves da Microsoft ou da fabricante do PC não irá então aceitar uma cópia do Linux. Segundo Garrett, uma versão do Linux com essa assinatura poderia funcionar, mas também poderá trazer problemas.
“Isto pode significar que os kernels também deverão receber assinaturas. Tornar impossível, para usuários ou desenvolvedores, construir seus próprios kernels não é uma forma prática. E se nós mesmos criamos esta assinatura, ainda será necessário que essas chaves sejam incluídas por cada fabricante”, explica Garrett em seu blog.
A Microsoft afirma que irá exigir que os computadores com Windows 8 venham com esta nova inicialização de segurança ativada. Porém, alguns mercados já sinalizam que esta ação da empresa poderá violar os direitos dos usuários a livre concorrência.
Fonte