12 setembro, 2011

Google vai lançar uma nova linguagem de programação


Google desenvolveu uma linguagem totalmente nova para “Programação de web estruturada”, que é compatível com aplicativos baseados em browsers. As novidades sobre o sistema estão publicadas no site Goto. Não existe ainda nenhuma informação detalhada sobre o chamado Dart, mas rumores na rede especulam uma linguagem concorrente com JavaScript e Python.
A Google já se aventurou a lançar uma linguagem de progração em 2009, com a Go. Foi uma tentativa de trazer propriedades de programação mais dinâmicas para aplicações em C++ com muitos processos rodando em máquinas com CPUs de múltiplos núcleos.
Os dois responsáveis pela apresentação do Dart são o gerente de tecnologia Lars Bak e o engenheiro de software do Google Gilad Bracha. Os dois apresentarão a nova linguagem na conferência Goto, em Aarhus, Dinamarca, no dia 10 de outubro.

Ainda não se sabe se o Dart vai decolar. A linguagem Go ainda é usada somente pelo Google, equanto outras sintaxes têm sido criadas e esquecidas na indústria da informática.