14 setembro, 2011

CEO da Intel fala sobre Ultrabooks, Haswell e parceria com Google



Durante o keynote inaugural do IDF 2011 - Fórum de desenvolvedores da Intel - realizado agora a pouco, em San Fancisco, Estados Unidos, o Presidente e CEO da Intel, Paul Otellini, fez diversos anúncios importantes sobre os novos lançamentos da empresa e sua visão para o futuro.

Otellini enfatizou o que já vem sendo o discurso da Intel a algum tempo: "O que importa não é o dispositivo e sim a experiência do usuário", o que a empresa classifica como Computação Contínua, não importando o dispositivo que o usuário utilize, ele sempre terá seus dados, fotos, vídeos e informações a mão através de dispositivos que falam uma linguagem comum.
A tendência apontada pela Intel, conforme mencionado, não chega a ser uma novidade, já que a empresa fala sobre isso desde 2010, porém o conceito de computação continuada demanda dispositivos que acompanhem as pessoas onde quer elas vão, portáteis como tablets e smartphones, áreas em que a Intel ainda não tem presença significante. Sabendo disso, Otellini anunciou duas ações no intuito de mudar o jogo e tornar a Intel um forte competidor no segmento de portáteis.
Em esforços conjuntos com o Google, a Intel acelerará seus negócios em smartphones, destacou Otellini, mostrando um smartphone equipado com processador Atom e rodando o sistema operacional Android. Na sequência, Otellini chamou ao palco Andy Rubin, Vice Presidente Senior de Mobilidade do Google e ambos falaram dos planos de otimizar as novas versões da plataforma Android para a família de processadores de baixo consumo de energia da Intel, o Atom.
Haswell: Sempre conectado e consumo 20X menor que os atuais processadores
O keynote de Paul Otellini ficou muito interessante quando o executivo falou do que vem por aí. Curiosamente o executivo não trouxe novos detalhes sobre a próximo geração "tick" da Intel, o Ivy Bridge, nova família de processadores da empresa que chegará ao mercado no início de 2012 e que sucederá a família Sandy Bridge, sendo produzidos em processo de fabricação de 22 nm e trazendo como grande inovação os Tri-gate transistors, frisando porém que este será o primeiro chip a impulsionar de fato os Ultrabooks.
Já para 2013, o executivo falou de caracteristicas do Haswell, codinome da nova geração de processadores Intel, primeira fabricada em processo de fabricação de 14 nm e que espera-se, seja o primeiro processador SoC (system-on-a-chip) da Intel. Segundo Otellini, a família Haswell trará inúmeras inovações, entre elas, o fato de reduzir o consumo em modo de espera em até 20X em relação aos processadores atuais, incorporando a possibilidade de manter os Ultrabooks conectados a web mesmo em modo de espera, sincronizando emails e redes sociais.
Falando sobre um futuro ainda mais distante, Otellini disse ser difícil prever nos dias atuais até onde a inovação relacionada ao consumo de energia pode chegar, porém ressaltando que pesquisadores da Intel conseguiram desenvolver um chip que permite ligar o computador utilizando uma célula solar do tamnho de um selo postal, o que mostra que ainda se pode evoluir muito em relação ao consumo de energia.
O IDF 2011 vai de 13 a 15 de setembro, em San Francisco, Estados Unidos. O Adrenaline participa do evento a convite da Intel e todas as noticias podem ser acompanhadas no BlogSpot iSuporte.