16 setembro, 2011

Microsoft libera toolkit para Windows 8


A Microsoft disponibilizou aos desenvolvedores um toolkit (pacote de ferramentas) do Windows Azure para ajudar na criação de aplicações para o Windows 8.

O pacote, chamado Windows Azure Toolkit for Windows 8, foi projetado para facilitar aos desenvolvedores a criação de aplicações na interface Metro do Windows, ao se aproveitar das qualidades técnicas e de armazenamento do Azure.
Esta seria uma tentativa da Microsoft de aproximar o futuro sistema operacional Windows 8 e o serviço de computação em nuvem Windows Azure. Desta forma, será possível, por exemplo, que os desenvolvedores criem aplicações no Windows Server e que as envie facilmente para a nuvem do Azure.
O toolkit inclui template Visual Studio, que cria um projeto Windows Azure, um projeto  ASP.NET MVC 3 e um projeto de aplicação JavaScript para Windows Metro. Estas ferramentas permitem que o desenvolvedor utilize o Azure para armazenar suas criações e habilitar funções no Windows 8 como as notificações.
O Windows 8 tem data de lançamento prevista somente para meados de 2012, portanto os desenvolvedores terão bastante tempo para criar novas ferramentas. O toolkit pode ser baixado no site Microsoft Codeplex, que hospeda projetos open source da empresa.
Além do Windows Azure toolkit, a Microsoft também liberou ferramentas para Windows Phone, Android e iOS.