16 setembro, 2011

Como instalar o wordpress no computador


Para instalar o wordpress precisamos antes instalar o Apache, o MySQL e o PHP e para facilitar essa tarefa vamos utilizar um programa chamado EasyPHP que instala tudo automaticamente deixando tudo configurado pronto para usar e ainda instala o PHPMyAdmin que serve para gerenciar os bancos de dados do MySQL. E acredite, vamos usar muito esse tal de PHPMyAdmin, pois todo novo blog no wordpress, necessita de um novo banco de dados.

Faça o download do EasyPHP e instale em seu computador. Não tem segredo, é só ir clicando em avançar que o programa faz o resto sozinho, não há a necessidade de configurar qualquer coisa, é só instalar que todo o pacote (Apache, MySQL, PHP e o PHPMyAdmin) estará instalado e pronto para usar.
Após a instalação do EasyPHP é hora de iniciarmos a instalação do wordpress e o primeiro passo é a criação de um banco de dados.
Observação: Estou usando o Windows XP

Criando o bando de dados

Com o EasyPHP aberto temos que acessar agora o PHPMyAdmin e para isso basta clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone do EasyPHP que está do lado do relógio e acessar a opção Administration. Veja na imagem abaixo.
acessando phpmyadmin
Isso abri-rá o PHPMyAdmin em seu navegador padrão, que no meu caso é o Chrome. Nessa tela, clique no campo circulado de vermelho abaixo (Manage MySQL with PhpMyAdmin). Como mostra a imagem.
abrindo phpmyadmin
Nesta etapa, vamos dar um nome para o nosso banco de dados. Digite um nome no campo (Criar novo banco de dados), eu utilizei o nome “meublog” mas você pode usar qualquer nome, mas que seja fácil de lembrar, pois vamos utilizar esse nome mais pra frente. Após inserir o nome do banco de dados, clique no botão (Criar). Veja a imagem abaixo.
nome banco dados
Para ter certeza que o banco foi criado, terá que aparecer a mensagem “Banco de dados nome-escolhido” foi criado e na barra lateral da esquerda o banco de dados irá aparecer como mostra a imagem a seguir.
Repare que tem um zero (0) ao lado do nome do banco. Isso significa que não existem tabelas ainda nesse banco. Vamos ver isso mais pra frente.
criando banco dados mysql

Instalando o WordPress

Chegou a hora tão esperada. Vamos instalar o wordpress no computador. A primeira coisa que temos que fazer é criar a pasta onde vai conter os arquivos de instalação do wordpress, para isso vamos abrir a pasta chada “www” do computador que fica no seguinte endereço (C:\Arquivos de programas\EasyPHP-5.3.5.0\www) e dentro dessa pasta vamos criar outra pasta que chamaremos de “meublog” que neste caso é o mesmo nome do banco de dados escolhido anteriormente, mas não é necessário que seja.
Feito isso, baixe a última versão do wordpress e descompacte todo o conteúdo na pasta que acabamos de criar, a pasta “meublog”. Veja na imagem a seguir como tem que ficar.
descompactando wordpress
Após descompactar o wordpress na pasta do blog que chamamos de “meublog” clique com o botão direito novamente no ícone do Easyphp ao lado do relógio e agora clique na opção (Local Web) como indicado abaixo.
acessando localweb easyphp
Irá abrir uma página em seu navegador padrão com a pasta que criamos anteriormente que no caso se chama “meublog”. Veja na imagem abaixo.
pasta meublog easyphp
Clique na pasta “meu blog” para iniciar a instalação do wordpress. A seguinte tela irá aparecer.
criar wpconfigphp
Esta tela está informando que não existe um arquivo importante chamado “wp-config.php” e a única ação nessa etapa é clicar no botão (Criar um arquivo de configuração) para seguir a instalação.
inserindo dados no banco de dados
Agora vamos inserir os dados do banco de dados que criamos anteriormente. Então vamos lá.
No campo “Nome do banco de dados” insira o nome “meublog” que foi o nome que demos ao nosso banco de dados.
No campo “Nome do usuário” insira o nome “root” que é o usuário padrão de todo o banco de dados que criamos no MySQL.
No campo “Senha” deixe em branco, pois é a senha padrão de todo banco de dados criado no MySQL.
O restante deixe como está. Veja na imagem a baixo para ver como tem que ficar a configuração final.
inserindo dados no banco de dados2
Feito toda a configuração como mostra acima, clique no botão (Enviar) e se estiver tudo certo a seguinte tela irá aparecer.
comecar instalacao wordpress
Caso não apareça a tela acima, revise as configurações anteriores, mas se estiver tudo certo, clique no botão (Começar a instalação) e na próxima etapa vamos inserir as configurações do blog.
informacoes do blog
O wordpress está praticamente instalando só faltando agora inserir os dados do blog e a configuração do usuário administrador. Os dados inseridos nessa etapa não vão interferir na instalação, portanto fica ao seu critério. Veja na imagem acima como eu fiz. Após terminar a configuração, clique no botão (Instalar WordPress) que uma mensagem de sucesso na instalação irá aparecer. Veja a seguir.
mensagem sucesso instalacao wordpress
Agora é só clicar no botão (Login) para entrar no painel de controle do seu blog wordpress. Use o usuário e senha que você criou anteriormente.
painel wordpress