26 agosto, 2011

Review - ECS - Elitegroup Computer Systems - ECS A75F-A10 (PARTE 01)

 A ECS - Elitegroup Computer Systems - criada em 1987, é principalmente desenvolvedora de motherboards, mas já expandiu seus negócios para a produção de desktops, notebooks, placas gráficas, entre outros.
Com mainboards já consagradas no mercado, a ECS é hoje uma das principais fabricantes ao lado de gigantes como Asus, Gigabyte e MSI. Um de seus mais recentes lançamento é a ECS A75F-A, placa que iremos analisar a seguir. 
ECS A75F-A
Esta placa já traz suporte aos novos processadores AMD das séries A8/A6/A4 - com vídeo integrado - utilizando o soquete FM1, além de ser equipada com Dual-Channel DDR3, suporte de até 5 SATAs (6GB /s), múltiplas saídas ( DVI, HDMI, VGA), e-SATA, USB 3.0, placa Realtek 8111E, GigaLAN e chipset A75. 

Tecnologias


ECS A75F-A traz uma série de novas tecnologias para facilitar o seu dia a dia com seu computador, além de mirar uma maior performance, durabilidade e segurança de seu sistema. Para isso, ela traz suporte ao Directx 11, presente nas GPUs Radeons utilizas nas novas APUs da AMD, vem com suporte ao USB 3.0 com tecnologia EZ Charger (carregar dispositivos USB com o computador desligado), sendo produzida com capacitores sólidos e tem uma interface de Bios mais moderna. Confira abaixo as principais tecnologias presentes na placa.
Suporte ao DirectX® 11
Uma das novidades desta placa mãe é que mesmo sem possuir uma placa de vídeo onboard - e mesmo que não seja colocada qualquer tipo de placa gráfica offboard - ela será obrigatoriamente compatível com DirectX 11. Isso porque por enquanto todos os processadores da linha Vision compatíveis com seu soquete (FM1) já virão com placa gráfica integrada, ou seja, toda a nova linha "A"  da AMD (A4/A5/A8) já são APUs com suporte ao DirectX 11.
Socket FM1 com suporte às APUs da AMD 
Como citado acima, esta placa-mãe utiliza o socket FM1, compatível com os processadores A4, A6 e A8 da AMD. Esta linha, recém lançada pela AMD, integra  GPU com CPU, formando uma Unidade de Processamento Acelerado (Accelerated Processing Unit), ou simplesmente APU. Se você quer conhecer um pouco mais sobre esta linha, pode acessar a review que fizemos do processador A8-3850 aqui. Vale destacar novamente, que a AMD deve lançar processadores para o socket FM1 sem vídeo integrado.
ECS GUI UEFI BIOS
Seguindo a tendência do mercado, já adotada pelas principais empresas do ramo de motherboards, a ECS implantou uma nova interface amigável de sua Bios, com ícones e suporte a mouse, por exemplo.
3X Current Supply for ECS EZ Charger
O EZ Charger proporciona três vezes mais energia para os aparelhos USB conectados ao computador. Ideal para aparelhos que precisam ser recarregados o mais rápido possível, tais como celulares, iPhones, iPads e outros.

Applied Solid Capacitor
Recentemente a ECS anunciou a utilização destes capacitores em todas as suas mainboards para alimentação da CPU. Estes capacitores provêm mais durabilidade, proteção e potencial de overclock, já que possui 1.000 vezes maior condutividade elétrica, temperaturas até 10% mais baixas e resistência maior a temperatura mais altas, o que aumenta a segurança e vida útil da placa-mãe.
Motherboard Intelligent BIOS (M.I.B.)
Nova interface da Bios, mais conveniente, inteligente e intuitiva. Facilitando tarefas como ajustar clock/voltagem e outras configurações da APU e das memórias, o que pode trazer melhor performance ao sistema.
eJIFFY
A ECS tem colocado em suas placas mãe o suporte ao “sistema operacional” eJIFFY, que tem como principal finalidade salvar o usuário em situações emergenciais da falta de um sistema ou mesmo dar a ele a opção de um sistema mais simples e prático, que faça apenas o básico, como poder navegar na Internet, acessar programas de mensagens instantâneas como MSN, ICQ, Skype, e visualizar fotos.

O sistema é bem interessante, carrega bem rápido e não exige nenhuma configuração extra. Basta o usuário instalar através do CD que acompanha a mainboard e ativar uma opção na BIOS, pronto, ao iniciar a máquina você poderá optar se deseja seguir em frente com o eJIFFY ou outro sistema já instalado.


Características técnicas


Abaixo as especificações técnicas da A75F-A.
Especificações:
  • CPU  
    º Socket FM1 for AMD A series processors
    º Note: This board supports CPU up to 100W TDP; you can refer to AMD website to check your CPU.
  • CHIPSET  
    º AMD FCH A75
  • MEMORY    
    º Dual-channel DDR3 memory architecture
    º 4 x 240-pin DDR3 DIMM socket support up to 32GB per one DIMM support 8GB
    º Support DDR3 up to 1333/1600/1866/2133(OC)/2400(OC)
    º *Duo to limitation of AMD chipset spec, it supports up to 1866 MHz for motherboards with a single DIMM per channel
    Due to the operating system limitation, the actual memory size may be less than 4GB for the reservation for system usage under Windows® 32-bit OS.
    For Windows® 64-bit OS with 64-bit CPU, there is no such limitation
  • EXPANSION SLOT 
    º 1 x PCI Express x16 slot
    º 1 x PCI Express x4 slot
    º 2 x PCI Express x1 slots
    º 3 x PCI slots
  • STORAGE    
    º Support by AMD A75
    • 5 x Serial ATA 6.0Gb/s devices
    • 1 x eSATA 6Gb/s port
    • RAID0, RAID1, RAID10 configuration
  • AUDIO 
    º Realtek ALC892 8-Ch High Definition audio CODEC
    º Compliant with 8CH HD audio specification
  • LAN 
    º Realtek 8111E Gigabit LAN Fast Ethernet Controller
  • REAR PANEL I/O  
    º 4 x USB 2.0 Ports
    º 2 x USB 3.0 ports compatible to both USB 3.0/2.0 devices (blue)
    º 1 x eSATA 6Gb/s port
    º 1 x PS/2 keyboard & PS/2 mouse connectors
    º 1 x D-sub(VGA)
    º 1 x DVI Port
    º 1 x HDMI Port
    º 1 x RJ45 LAN connector
    º 1 x SPDIF out connector
    º 1 x Audio port (Line-in, Front Out, Mic_in Rear, Center & Woofer, Back Surrond, Side Surround)
    º 1 x Clear_CMOS button
  • INTERNAL I/O CONNECTORS & HEADERS   
    º 1 x 24-pin ATX Power Supply connector
    º 1 x 8-pin ATX 12V Power Connector
    º 1 x 4-pin CPU_FAN connector
    º 1 x 4-pin SYS_FAN connector
    º 1 x 3-pin PWR_FAN connector
    º 3 x USB 2.0 headers support additional 6 USB ports
    º 1 x USB 3.0 header supports additional 2 USB 3.0 Ports
    º 5 x Serial ATA 6Gb/s connectors
    º 1 x COM header
    º 1 x LPT header
    º 1 x Front panel audio header
    º 1 x Front panel header
    º 1 x Speaker header
    º 1 x SPDIF out header
  • SYSTEM BIOS   
    º AMI BIOS with 32Mb SPI ROM
    º Support Milti-language BIOS Utility
    º Support ECS M.I.B III Utility
    º Support eBLU
    º Support eSF
    º Support EZ Charger
    º Support eDLU
    º Support eOC
  • FORM FACTOR 
    º ATX Size, 305mm*220mm

O chipset A75



Antes da chegada da linha Llano, a AMD utilizava uma solução composta por Northbridge e Southbridge em suas placas mães, onde o Northbridge era responsável por tarefas como fornecimento das vias principais do PCI Express, facilitar a comunicação entre o Southbridge e a CPU e fornecer uma plataforma para gráficos onboard em alguns chipsets.
Já o Southbridge era utilizado primeiramente como um hub para as funções de entrada e saída, SATA, áudio e conexões de rede, enquanto fornece algumas camadas adicionais do PCI / PCI-E para conectividade de propósito geral.
Com o Llano, a abordagem mudou significativamente, uma vez que e todas as funções do Northbridge foram transferidas para o die da CPU, assim como a controladora de memória DDR3, saídas de vídeo para o controlador de gráfico e o PCI-Express x16 para placas gráficas (podendo ser dividido em 2 x8 para CrossFire). Quatro PCI-E x1 adicionais para Portas de Propósito Geral também se originam da APU e são usados para desafogar as funções de entrada e saída de alta demanda a partir da interface UMI.
 
AMD transferiu as funções típicas do Southbridge para uma solução tudo-em-um chamado de Fusion Controller Hub (FCH). A AMD disponibilizou duas versões de chipsets ou FCH: o A55 e o A75.
O A55 é a versão mais simples, suportando 6 portas SATA de 3Gbps, 14 portas USB 2.0 e 4 PCI Exprees x1. Já o A75 é bem mais robusto, com 6 portas SATA de 6Gbps (suportando RAID 0,1 e 10), 4 portas USB 3.0, porta eSATA multiplier (permitindo instalar mais de um HD em uma única porta SATA), 3 slots PCI de 32 bits, além das demais funções presentes no A55.
Vale ressaltar que o A75 é o primeiro “chipset” a suportar oficialmente (sem auxílio de controladoras externas) o USB SuperSpeed (3.0).
Felizmente a ECS A75F-A é equipada com o FCH mais poderoso da AMD, ou seja, o A75. Assim, o usuário poderá desfrutar de muito mais recursos, sem a necessidade de gastar com placas add-ons extras para o uso, por exemplo, do USB 3.0.
O FCH comunica-se com a APU através de um link, chamado Unified Media Interface (UMI), que consiste de quatro PCI-E x1 para as transferências de entrada e saída, e para o gerenciamento do sistema. Isso resulta em uma largura de banda de interconexão de 2 GB/s, bem aquém, portanto, dos 4,16 GB/s (5.2 GT / s) encontrados no AM3. Contudo, a alta largura de banda do HyperTransport 3.0 entre o Southbridge e a APU não é mais necessária, uma vez que a FCH não contém nenhum demanda do PCI Express do Northbridge.
Para quem ainda não sabe, as placas mães da linha Fusion Vision utilizam um novo padrão de pinagem, o socket FM1.  Tratou-se de uma medida fundamental para as pretensões da AMD, uma vez que as linhas AM3/AM3+ não contam com recursos técnicos para poder explorar a GPU integrada ao processador. Curiosidades a parte, o FM1 possui um total de 905 pinos.
É bom esclarecer ainda que a futura linha de CPUs de alto desempenho da AMD, o Bulldozer, será compatível com o socket AM3+ e não o FM1. Outro ponto a destacar é que todos os coolers compatíveis com o AM3/AM3+ estão 100% preparados para o FM1.


Fotos



Abaixo uma série de fotos da mainboard, mostrando o bom acabamento da placa que leva o selo Black Series.
Os destaques ficam por contas das conexões de vídeo(VGA, DVI e HDMI), o adaptador Bluetouth integrado, possibilidade de conectar placas em Crossfire/SLI através dos dois slots PCI-Express, e nada menos que três slots PCI, sim, os antigos slots PCI, mostrando também que o foco dessa plataforma é atingir usuários com menor poder aquisitivo para o upgrade do sistema, dando a eles a opção de continuar utilizando suas placas off-boards antigas.
 
Bios
Uma das novidades da placa é que ela está entre as primeiras a vir com a nova BIOS amigável da ECS, podendo ser controlada inclusive via mouse. Abaixo uma série de fotos desta interface.







Máquinas/Softwares utilizados

Da parte de testes, não temos muito o que falar comparativamente, dessa forma utilizamos os mesmos testes da review do processador A8-3850.

Abaixo uma foto da placa montada com o A8-3850 e um cooler da Arctic Cooling.
Máquinas utilizadas nos testes:
- AMD Vision A8-3850 (2.9GHz) + ECS A75F-A
- AMD Phenom II X6 1100T (3.3GHz) + Gigabyte GA-890GPA-UD3H
- Intel Core i5 2500K (3.3GHz) + Gigabyte GA-Z68X-UD3H-B3
- Placa de vídeo: Integrada e XFX Radeon HD 6670
- Memórias 4 GB DDR3-1333MHz Corsair Vengeance
- HD 1TB SATA 3 Seagate
- Fonte Thermaltake 450W
Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 7 64 Bits com Updates
- AMD Catalyst 11.7
Aplicativos/Games:
- 3DMark Vantage
- 3DMark 11
- WinRAR 4.01
- Sandra Lite 2011 build 17.72
- CineBENCH 11.5
- x264 HD Benchmark 4.0
- wPrime 2.04
- Aliens vs Predator
- F1 2010
- Far Cry 2
- Mafia II
- Metro 2033
CPU-Z 
A seguir, algumas telas do CPU-Z e GPU-Z mostrando as principais características do processador e sistema. 
Winrar, PhotoShop, Sandra 201




WinRAR
É muito importante mencionar mais uma vez, como em todas as reviews de placas-mãe, que a diferença nos benchmarks não são modificados pelo poder da placa-mãe, mas sim pelos processadores. Para ratificar isto, em casos em que se utilizam mainboards de diferentes marcas, mas com mesmo chipset e com mesmo processador, sempre os resultados são praticamente iguais. Mostrando que os testes indicam o desempenho de todo o sistema, que se diferencia pelo poder dos processadores diferentes.
Para deixar claro, explicamos que este sistema avaliado (processador + motherboard) é o mais barato entre todos os testados, chegando a quase a metade do sistema mais caro (i7 + GA-H55M-S2HP).
WinRAR
Opções Padrões (Default)
escala
Intel Core i5 2500K
Gigabyte GA-Z68X-UD3H-B3

3.073
Intel Core i7 875K
Gigabyte GA-H55M-S2HP

2.997
AMD Phenom II X6 1100T BE
Gigabyte GA-890GPA-UD3H

2.694
AMD A8-3850
ECS A75F-A

1.731
  • • Teste com multithreading ativado
  • • Resultado calculado pelo aplicativo
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
SiSoftware Sandra 2011
Nestes testes, embora tenha sido o último, ainda é um resultado dentro dos padrões esperados para o processador utilizado, com clock de 2.9GHz. Vale lembrar que o processador (A8) utilizado juntamente com a ECS A75F é o mais barato de todos, cerca de U$150 dólares a menos do que o primeiro colocado, U$75 mais barato que o segundo e U$60 mais em conta que o terceiro.
SiSoftware Sandra 2011
Processor Arithmetic
escala
Intel Core i7 875K
Gigabyte GA-H55M-S2HP

68,71
Intel Core i5 2500K
Gigabyte GA-Z68X-UD3H-B3

68,47
AMD Phenom II X6 1100T BE
Gigabyte GA-890GPA-UD3H

66,45
AMD A8-3850
ECS A75F-A

39,78
  • • Processor Arithmetic: Aggregate Arithmetic Performance / GOPs
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Adobe Photoshop
Estamos adicionando este novo teste em algumas reviews, que consiste no tempo que o sistema leva para aplicar um filtro (Extrude) a uma imagem em alta resolução (5182x9754).
O AMD Vision A8-3850 é, em termos de preço, comparável a um i3-2100 da Intel. Estes testes (abaixo e acima) não são, na verdade, parâmetro para que se tenha um veredito acerca de seu desempenho. Antes que você pergunte o porquê de se utilizar estes processadores nos testes, esclarecemos que trata-se da primeira APU da AMD, ou seja,  CPU que traz uma placa de vídeo integrada Radeon. Então, como esta placa-mãe testada foi desenvolvida justamente para esses novos processadores, utilizamos este conjunto para fazer os testes.
PhotoShop
Tempo para aplicação do filtro Stylize - Extrude
escala
Intel Core i5 2500K
Gigabyte GA-Z68X-UD3H-B3

197,35
AMD Phenom II X6 1100T BE
Gigabyte GA-890GPA-UD3H

278,5
Intel Core i7 875K
Gigabyte GA-H55M-S2HP

333,1
AMD A8-3850
ECS A75F-A

346,45
  • • Resultado em tempo decorrido para finalizar a aplicação do filtro
  • • Tempo médio após rodar duas vezes em sequência
  • • Quanto MENOR, melhor
Rodapé


CineBench, x264, wPrime

CineBENCH 11.5
É claro que quando os testes utilizarem mais a placa gráfica, o desempenho do A8 com a A75F deve ser mais competeitivo com os demais, já que o processamento neste caso utiliza muito mais o poder do CPU do que da GPU integrada nos processadores.

CineBench 11.5
Teste de renderização de imagem
escala
AMD Phenom II X6 1100T BE
Gigabyte GA-890GPA-UD3H

5,84
Intel Core i5 2500K
Gigabyte GA-Z68X-UD3H-B3

5,07
Intel Core i7 875K
Gigabyte GA-H55M-S2HP

5,05
AMD A8-3850
ECS A75F-A

3,43
  • • Resultado em "PTS" calculado pelo aplicativo
  • • Teste feito em modo "CPU"
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
x264 HD Benchmark 4.0
Nestes teste, assim com no anterior, já se percebe uma pequena aproximação dos resultados, que eram muito díspares na página anterior. A tendência é que se aproximem cada vez mais.
x264 HD Benchmark 4.0
Teste de renderização de vídeo em 720P
escala
Intel Core i5 2500K
Firts test (run 4)

128,55
AMD Phenom II X6 1100T BE
Firts test (run 4)

115,26
Intel Core i7 875K
Firts test (run 4)

106,74
AMD A8-3850
Firts test (run 4)

92,25


AMD Phenom II X6 1100T BE
Second test (run 4)

31,81
Intel Core i7 875K
Second test (run 4)

27,78
Intel Core i5 2500K
Second test (run 4)

26,89
AMD A8-3850
Second test (run 4)

19,85
  • • Resultado em "FPS" calculado pelo aplicativo
  • • 4º resultado da primeira e segunda bateria de testes
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
wPrime
Veja que  o A8-3850 e a ECS A75F conseguiream ficar na mesma centena que um de seus concorrentes. Nos outros testes, mesmo os com resultados em dezenas, isto não havia ocorrido.


wPrime
Teste em modo 1024M
escala
Intel Core i5 2500K
Gigabyte GA-Z68X-UD3H-B3

368,723
AMD Phenom II X6 1100T BE
Gigabyte GA-890GPA-UD3H

379,095
Intel Core i7 875K
Gigabyte GA-H55M-S2HP

406,865
AMD A8-3850
ECS A75F-A

435,662
  • • Teste do modo 1024M
  • • Quanto MENOR, melhor
Rodapé