20 setembro, 2011

Facebook dá sumiço no botão de cutucar


Como em qualquer serviço de internet, o Facebook precisa se reinventar constantemente. Não é nenhuma coincidência que recursos — como de seguir a timeline de usuários mesmo que eles não sejam seus amigos — estejam pipocam a todo momento. Da mesma forma, alguns recursos precisam desaparecer com o tempo. E pode ser que o próximo a sumir do Facebook seja o curiosíssimo “cutucar”.

De qualquer forma, o importante é notar que o“cutucar” não aparece mais onde ele sempre esteve (até o início dessa semana). Quando você entra na página de algum contato, não encontra mais essa opção na parte superior direita da página. O “cutucar” foi banido da rede social, portanto? Não é bem por aí.



O que significa “cutucar” para você? Até onde eu sei, tem a ver com chamar a atenção de alguma pessoa. Mas “cutucar“, pelo menos na vida real, pode ser algo incômodo ou chato. No Facebook, cada usuário precisa dizer o que aquilo, em tese, significa para si.

Para cutucar o seu amigo é preciso clicar no ícone de engrenagem presente na página. Aí sim a opção de “cutucar” se faz presente, junto com “Sugerir amigos” e “Denunciar/Bloquear“.

Que me consta, do ponto de vista da experiência de usuário é sempre bom colocar os recursos mais importantes de um serviço a poucos cliques. Antes o “cutucar” estava a um clique de distância — agora, o usuário precisa pagar um breve pedágio no botão de engrenagem antes de ter a oportunidade de importunar algum contato.

Ficou mais difícil, portanto, apelar para o “cutucar”. Será que o número de vezes que o recurso é utilizado diariamente vai diminuir? Essa só Mark Zuckerberg pode responder.