15 setembro, 2011

Internet Explorer adere ao ciclo de desenvolvimento rápido


Ofuscado da festa de segunda-feira por conta da apresentação da apresentação oficial do Windows 8 Developer Preview, o Internet Explorer 10 Platform Preview — que como o nome dá a entender é uma plataforma de testes para a próxima geração do odiado navegador da Microsoft — chegou no começo desta semana.

Além do velho compromisso de ser cada vez mais compatível com os padrões da web, agora o programa também chega com a responsabilidade de dar vida aos apps da mais nova geração do sistema operacional de sua empresa mãe.

De acordo com a Microsoft, por baixo do capô o novo Internet Explorer deverá ser compatível com uma série de padrões, gradientes, sombras e transformações 3D com CSS3, cache para aplicações HTML5, entre outros aprimoramentos técnicos.

Além disso, sua interface foi toda redesenhada para ser usada em dispositivos com tela sensível ao toque.


Internet Explorer 10 Platform Preview na interface do Windows 8 Developer Preview
Também foi confirmado que depois de seu lançamento a Microsoft irá entrar na onda do Chrome e Firefox, impondo uma política de desenvolvimento rápido para novas versões de seu programa que passará a ser atualizado em intervalos de 12 semanas.


Mas a grande novidade do programa será a responsabilidade de dar vida aos aplicativos web presentes na interface Metro do novo sistema operacional. Todos as apps presentes da nova tela inicial do Windows 8 na realidade serão aplicativos web, discretamente rodando sobre o IE10 diretamente na tela inicial do sistema. De acordo com a MS, essa novidade permitirá que os desenvolvedores tenham maior agilidade para criar seus próprios aplicativos.

Aos interessados em testar a nova versão do Internet Explorer, uma má notícia: por ora ela chega apenas embarcada junto do Windows 8, mas versões compatíveis com o Windows 7 deverão surgir em breve.