16 setembro, 2011

Tecnologia Thunderbolt da Intel chega aos PCs em 2012

A Intel anunciou na última quarta-feira (14 de setembro) que a tecnologia Thunderbolt deve chegar aos PCs com Windows em 2012. As primeiras fabricantes a investir na novidade, até o momento exclusiva às máquinas fabricadas pela Apple, serão a Acer e a Asus.

 (Fonte da imagem: This Is My Next)


A empresa demonstrou a nova tecnologia operando em um computador com o sistema operacional Windows 7 durante o keynote realizado na última quarta-feira durante a IDF 2011. Através da tecnologia, foi possível realizar o streaming simultâneo de quatro vídeos em resolução HD para quatro dispositivos.


A entrada de conexão demonstrada no protótipo apresenta visual idêntico ao encontrado na plataforma Mac, mas a empresa deu a entender que é possível que haja modificações até o lançamento final. Dessa forma, não se descarta a possibilidade de que as entradas Thunderbolt para PC também possam ser usadas para conectar dispositivos USB.

Mercado mais competitivo


Vista como uma concorrente ao USB 3.0, a tecnologia Thunderbolt pode transferir dados com velocidades que alcançam os 10 GB por segundo. Como atualmente só está disponível para máquinas fabricadas pela Apple, ainda são poucos os acessórios disponíveis no mercado que possuem suporte a esse tipo de conexão.

Com a chegada da nova opção aos PCs, que possuem um público mais amplo, a situação deve mudar bastante, reforçando ainda mais a competição na área. Até o momento, a Intel não confirmou se os ultrabooks com a arquitetura Ivy Bridge, com lançamento programado para 2012, já irão incluir suporte à nova tecnologia.