09 setembro, 2011

Apple pode ser a empresa que mais vende smartphones no mundo


Apple está prestes a se tornar a maior fabricante de smartphones do mundo em volume de vendas, e pode ultrapassar a Nokia ainda esse ano. A constatação foi apontado em um relatório divulgado nesta terça-feira (6) pela Digitimes Research, que estima que a Apple terá vendido 86.4 milhões de iPhones esse ano.
Apple iPhone 4 (Foto: Divulgação)Apple iPhone 4 (Foto: Divulgação)
A Apple já havia ultrapassado a Nokia no primeiro trimestre, mas essa será a primeira vez que a empresa fica na liderança por um ano inteiro.
Se o relatório estiver correto, a Nokia descerá para o segundo lugar, com apenas 74,4 milhões de unidades vendidas, muito menos se compararmos com o volume do ano passado, quando a empresa vendeu mais de 100 milhões de unidades.
Samsung ficará com o terceiro lugar, sendo uma das empresas que mais cresceram esse ano devido ao sucesso do Galaxy S2 e o seu contínuo crescimento de smartphones com sistema operacional Bada. O relatório informa que a sul-coreana deve crescer 44% a mais do que ano passado, com 67 milhões de unidades vendidas.
Por incrível que pareça, no entanto, a empresa que mais chamou atenção nesse relatório foi a Huawei. De acordo com a Digitimes ela teve um aumento de mais de 400% nas vendas, se comparado a 2010. Esse aumento é incrível, afinal, a empresa não era vista como um real concorrente até agora.
Relatório da Digitimes (Foto: Divulgação)Relatório da Digitimes (Foto: Divulgação)
O relatório prevê que 333 milhões de unidades de smartphone serão vendidas, e que, se as cinco maiores fabricantes forem combinadas, só elas serão responsáveis por 72% do total mundial das vendas. Ano passado as vendas das cinco maiores juntas chegaram a 85% do total, mas com apenas 244 milhões de aparelhos vendidos.
De acordo com a a Digitimes, o mundo inteiro terá 462 milhões de unidades de smartphones vendidas, um aumento de 60% sobre as 288 milhões de unidades vendidas em 2010.