09 setembro, 2011

Empresas de telefonia bloqueam internet de chips pré-pagos em tablets



Segundo uma matéria publicada no site do Estadão, algumas operadoras de telefonia móvel estão bloqueando o uso de chips pré-pagos para conectar na rede 3G com os tablets. Para utilizar este tipo de conexão nos tablets, é preciso adquirir planos pós-pagos específicos para este aparelhos, que custam em média R$ 50 (para smartphones, existem planos pré-pagos com custo de 15 reais mensais).

 
Imagem meramente ilustrativa. Não costumamos rodar o IE em tablets Android
A informação dada por vendedores das operadoras, assim como nos call centers, é que a conexão 3G de chips pré-pagos é bloqueada caso o usuário tente utilizar o plano em um tablet. Já nos testes feitos pelo Estadão, com as operadoras Claro, Oi, Vivo e Tim, as duas primeiras operadoras bloquearam a conexão 3G em um iPad, ao colocar o chip de um plano pré-pago. Com o chip da Vivo, só foi possível conectar após realizar algumas configurações no aparelho, com o auxílio da assessoria de imprensa da operadora. Com o chip da Tim a conexão foi realizada sem dificuldades.
A justificativa das operadoras é estes planos e promoções são válidos apenas para smartphones, porém segundo as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), realizar este tipo de bloqueio no serviço é ilegal, indo contra o Código de Defesa do Consumidor.