02 setembro, 2011

Review - Asus MARS II - Parte02

Se quiser ver a Primeira parte. Click aqui...

Tom Clancy´s HAWX 2

"HAWX 2" foi um dos primeiros games a fazer uso da tecnologia tessellation do DirectX 11. Agora, se existe um game no qual as placas da AMD não têm chance contra as da Nvidia, é "HAWX 2" rodando com a tecnologia tessellation ativada.

Se a AMD domina quando falamos de "F1 2010", pelo menos em alguns modelos, a Nvidia faz o mesmo com "HAWX 2", com suas placas conseguindo performance bem superior.
Abaixo podemos ver que até mesmo a GTX 580 fica próxima da 6990, placa dual chip. No resto, vantagem do SLI de GTX 580 sobre a MARS II, cerca de 3%, que pode ser considerado empate ténico ou uma leve vantagem visual na tabela. Na média, o ganho da MARS II sobre a GTX 590 ficou na casa de 15% nesse game.

Tom Clancy´s HAWK 2
HIGH, 8xAA, Tessellation = ON, 1680x1050
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
262
Asus MARS II
3GB
254
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
222
HiS Radeon HD 6990
4GB
185
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
160
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Tom Clancy´s HAWK 2
HIGH, 8xAA, Tessellation = ON, 1920x1080
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
248
Asus MARS II
3GB
242
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
209
HiS Radeon HD 6990
4GB
172
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
147
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé

Just Cause 2

Outro game no qual as placas da série Radeon dominam em todos os segmentos é "Just Cause 2", curiosamente apoiado pela Nvidia.Como veremos abaixo, o primeiro em que a 6990 lidera, inclusive com boa margem.
Na resolução mais baixa, o SLI de GTX 580 se mostrou inferior a MARS II, situação que muda na resolução mais alta, com scores "grudados". Podemos ver também que o ganho da placa da Asus chega a 15FPS na resolução mais alta testada, representando 20% de ganho.
Just Cause 2
HIGH / VERY HIGH, 8xAA 16xAF, 1680x1050
escala
HiS Radeon HD 6990
4GB
108,65
Asus MARS II
3GB
96,05
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
91,95
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
77,15
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
59,17
  • • Game baseado em DirectX 10/10.1
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Just Cause 2
HIGH / VERY HIGH, 8xAA 16xAF, 1920x1080
escala
HiS Radeon HD 6990
4GB
97,91
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
90,79
Asus MARS II
3GB
89,96
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
75,13
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
52,36
  • • Game baseado em DirectX 10/10.1
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé


Mafia II


"Mafia II" é um game que trouxe a continuação do aclamado título de ação em terceira pessoa ambientado no obscuro mundo da máfia italiana dos anos 40 e 50 nos EUA.
Esse game tem um sério problema com algumas placas e alguns sistemas SLI. Podemos ver bem isso nos gráficos abaixo, nos quais tanto a 6990 como o SLI de GTX 580 não conseguem bons resultados, como se o game estivesse rodando sobre apenas um "chip/placa".
Na comparação com a GTX 590, o ganho da MARS II é de 18% na resolução mais baixa, e 22% na resolução mais alta.
Mafia II
HIGH, AA 16xAF, 1680x1050
escala
Asus MARS II
3GB
140,5
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
118,1
HiS Radeon HD 6990
4GB
59,8
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
59,7
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
59,5
  • • Game baseado em DirectX 9
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé

Mafia II
HIGH, AA 16xAF, 1920x1080
escala
Asus MARS II
3GB
127,7
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
104,7
HiS Radeon HD 6990
4GB
59,8
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
59,8
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
58,8
  • • Game baseado em DirectX 9
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé


Metro 2033

Trata-se de um FPS da 4A Games baseado em um romance homônimo russo, que conta a saga dos sobreviventes de uma guerra nuclear ocorrida em 2013 que se refugiam nas estações de metrô. O game, que faz uso intensivo da técnica de Tessellation e demais recursos do DirectX 11, desbancou de Crysis o título de jogo mais pesado. Sendo assim, nada melhor do que observar como se comportam as VGAs sob este intenso teste.
Nosso último teste em situação normal, novamente com a MARS II em pé de igualdade com o SLI de GTX 580. O ganho da placa da Asus sobre a GTX 590 fica pouco acima dos 20%, já o ganho sobre a 6990 fica em média de 10%.
Metro 2033
HIGH / ULTRA HIGH, 4xAA 16xAF, 1680x1050
escala
Asus MARS II
3GB
74,00
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
73,50
HiS Radeon HD 6990
4GB
65,00
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
61,00
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
42,00
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Metro 2033
HIGH / ULTRA HIGH, 4xAA 16xAF, 1920x1080
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
65,00
Asus MARS II
3GB
64,50
HiS Radeon HD 6990
4GB
59,00
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
53,00
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
36,50
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé


Overclock

Como já informamos, a MARS II vem com clocks bem acima da GTX 590. Para ser preciso, a placa da Asus é 174MHz mais rápida que a placa da Nvidia. Mesmo assim, ainda conseguimos mais um ganho de desempenho. Sem mexer nas voltagens, aumentamos mais 100MHz no core e deixamos as memórias em 4.2GHz, com sistema totalmente estável. Tentamos aumentar um pouco, mas alguns dos testes não finalizavam.
Temperatura 
Como podemos ver, a temperatura subiu apenas 2 graus, mostrando o que todos já sabiamos, que o sistema de cooler da MARS II é muito eficiente.
HWMonitor - Temperatura
Sistema em modo Ocioso (em espera) e FULL (rodando 3DMark 11)
escala
Asus MARS II - FAN´s 100%
3GB
58
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
74
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
75
Asus MARS II
3GB
76
Asus MARS II Overclocked
3GB
78
HiS Radeon HD 6990
4GB
85
  • • Temperatura ambiente em 17º (sistema aberto)
  • • Medida em graus Celsius
  • • Quanto MENOR, melhor
Rodapé
3DMark 11
Rodando o 3DMark 11, quando overclockada, a MARS II tem um ganho de cerca de 5% sobre a placa com clocks padrões.
3DMark 11
Opções Padrões (Default), NoAA NoAF, 1280x1024
escala
Asus MARS II Overclocked
3GB
11.270
Asus MARS II
3GB
10.715
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
10.684
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
9.098
HiS Radeon HD 6990
4GB
8.932
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
6.422
  • • Aplicativo baseado em DirectX 11
  • • Resultados em pontos calculados pelo aplicativo
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Além do 3DMark Vantage, fizemos testes com a placa overclockada na resolução de 1920x1080 em alguns games. Vamos acompanhar abaixo como a placa se comportou.
Aliens vs Predator
Com o game AvsP, o ganho da placa quando overclockada foi de 6%, pouco acima do teste anterior, mas um pouco abaixo da porcentagem de overclock.
Aliens vs. Predator
HIGH / ULTRA HIGH, 4xAA 16xAF, 1920x1080
escala
Asus MARS II Overclocked
3GB
96,7
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
91,3
Asus MARS II
3GB
91,0
HiS Radeon HD 6990
4GB
87,1
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
73,4
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
47,8
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Crysis 2 
Já em Crysis 2, o ganho da placa quando overclockada foi um pouco melhor que o AvsP, quase 7%.
Crysis 2
ULTRA(Edge Blur + Quincunx AA 2x), DirectX 11, 1920x1080
escala
Asus MARS II Overclocked
3GB
102,1
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
95,8
Asus MARS II
3GB
95,6
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
77,9
HiS Radeon HD 6990
4GB
73,7
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
53,1
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé

DiRT 3
Rodando DiRT 3, novamente ganho pouco acima de 6%, dentro da média dos demais.
DiRT 3
HIGH / ULTRA HIGH, 8xAA, 1920x1080
escala
Asus MARS II Overclocked
3GB
128,0
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
121,1
Asus MARS II
3GB
120,2
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
106,1
HiS Radeon HD 6990
4GB
103,5
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
73,1
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
F1 2010
Por fim, rodando o F1 2010 o ganho foi pouco abaixo de 6%, também na média dos demais testes nessa situação da placa overclockada.
F1 2010
HIGH / ULTRA HIGH, 8xAA, 1920x1080
escala
Asus MARS II Overclocked
3GB
104,4
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
99,5
Asus MARS II
3GB
98,8
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
84,9
HiS Radeon HD 6990
4GB
82,0
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
60,3
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé

PhysX

Um dos diferenciais de placas da Nvidia sobre as placas da AMD está na tecnologia de controle físico PhysX, por esse motivo não temos placas da AMD nos testes, já que elas não suportam a tecnologia. Abaixo fizemos alguns testes de desempenho em dois games utilizados durante a review que possuem suporte a essa tecnologia.
Mafia 2
Podemos ver abaixo que praticamente não existe diferença entre as placas, nem mesmo o sistema SLI se sobressai. Na resolução mais baixa, a diferença entre a primeira e a última ficou na casa de 2 FPS, já na mais alta aumentou para 6 FPS, o que comprova que usando essa tecnologia a diferença entre modelos de segmentos diferentes cai consideravelmente.
Mafia II
HIGH, AA 16xAF, 1680x1050
escala
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
48,7
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
48,7
Asus MARS II
3GB
47,9
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
46,2
  • • Game baseado em DirectX 9
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Mafia II
HIGH, AA 16xAF, 1920x1080
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
48,1
Asus MARS II
3GB
46,9
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
46,1
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
42,0
  • • Game baseado em DirectX 9
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Metro 2033
Já rodando o Metro 2033 temos resultados bem diferentes, com a MARS II e o SLI de GTX 580 bem à frente das demais placas, inclusive com ganho considerável sobre a GTX 590, chegando a quase dobrar seu score.
Metro 2033
HIGH, AA 16xAF, 1680x1050
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
71,50
Asus MARS II
3GB
70,00
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
39,50
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
34,00
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Metro 2033
HIGH, AA 16xAF, 1920x1080
escala
Asus MARS II
3GB
62,00
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2
61,00
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB
35,50
Nvidia GeForce GTX 590
3GB
30,00
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé



Conclusão

Conforme ficou evidenciado em nossa análise, a Asus MARS II recebe com justiça o título de “Rainha das Placas 3D”. Até então, havia uma intensa disputa entre a GeForce GTX 590 e a Radeon HD 6990, onde as duas ficavam em uma espécie de “empate técnico”. Agora, a coisa é completamente diferente. A MARS II bateu a VGA da AMD em quase todos os testes com ampla vantagem, com exceção de Just Cause 2, game reconhecido por se comportar bem melhor nas Radeons. Outro destaque importante relativo ao desempenho é que a placa da Asus conseguiu o que uma GTX 590 não consegue: equiparar-se a duas GTX 580 em SLI. Entre os motivos desse desempenho similar, está o fato dos clocks bem superiores da MARS II em comparação com a GTX 590, na prática surtindo bastante efeito.

Além do grande “poder de fogo”, possibilitando o uso de até três monitores em 1080p com folga, a Asus MARS II possui um projeto bastante ousado, composto de um robusto sistema de alimentação de energia (VRM) de 21 fases, com componentes de primeiríssima qualidade.

O sistema de refrigeração é outro destaque à parte. O cooler com design DirectCUII se mostrou extremamente eficiente, mesmo em condições bastante severas – como é o caso do overclock. Nesse caso, o usuário poderá utilizar um botão presente na placa que tem como finalidade aumentar a rotação das ventoinhas - e, portanto, o fluxo de ar. Contudo, o ruído provocado pelas FANs chega a incomodar em alguns casos, ainda que se trata de um patamar natural para um regime tão intenso de overclock.

Placas do segmento da Asus MARS II (ultra top exclusivo) sempre têm como “Calcanhar de Aquiles” o fator preço. US$ 1.500,00 em uma VGA é algo verdadeiramente proibitivo e restrito a pouquíssimos “sortudos”. Entretanto, é exatamente esta a proposta de VGAs da envergadura da MARS II. Trata-se de um produto com tiragem limitada e baixa, com apenas mil unidades, que tem como finalidade maior não a geração de grande lucro para as suas fabricantes, mas sim provocar a “inveja” na concorrência e despertar o desejo perante o público, elevando assim ainda mais a imagem da companhia na comunidade.

A grande pergunta a ser feita agora é: será que a concorrência permitirá a supremacia da MARS II por muito tempo? Quem ousará chamar a placa da Asus para uma “disputa”? A possibilidade de aparecer produtos à altura para essa briga é de quase zero.
Prós
Edição limitada
Projeto diferenciado e com acabamento de primeira
Performance de SLI de GTX 580 em uma única placa
Roda tudo e mais um pouco em alta qualidade
Contras
Preço (U$ 1.499 dólares) de colecionador!
Rodando com FAN´s em 100% o ruído é demais
Fonte: AdrenAline