02 setembro, 2011

Review - Asus MARS II - Parte01


É com satisfação que apresentamos em primeiríssima mão aos nossos leitores uma das “obras de arte” tecnológicas mais cobiçadas dos últimos tempos: a Asus MARS II. Trata-se de uma VGA super especial e com tiragem limitadíssima de apenas mil unidades.
Ao lançar a MARS II, a Asus reafirma a sua posição de uma das grandes líderes do segmento e reforça a sua imagem de empresa inovadora e à frente de seu tempo, ao produzir uma placa 3D extremamente rara em todos os sentidos.
A companhia utilizou toda a sua experiência adquirida em outros dois projetos: MARS (dual GeForce GTX 285) e ARES (versão especial da Radeon HD 5970), para chegar ao nível de refinamento e robustez necessários para a construção da MARS II.
Seria bastante simplório e injusto dizer que a Asus MARS II é somente uma versão turbinada da GeForce GTX 590, uma vez que a placa não limita-se “apenas” a trabalhar com clocks maiores. A VGA vai muito além disso, contando desde um projeto totalmente inovador, com o cuidado e a atenção aos mínimos detalhes, passando por um sistema de refrigeração ultra-robusto e eficiente, chegando à presença de muitas inovações tecnológicas.
Antes de passar para a próxima página, confira abaixo o Unboxing que fizemos assim que recebemos a placa a poucos dias atrás.

O mito MARS


Antes de entramos nos detalhes do hardware da placa, gastaremos algumas poucas linhas para contar a história por trás da linha MARS.
Mars (Marte), de origem da mitologia romana (do império romano) é o nome dado ao deus da guerra sangrenta, equivalente ao deus grego Ares. Filho de Juno e de Júpiter, diferenciava-se de sua irmã Minerva, pelo fato desta ser a deusa da guerra justa e diplomática. Os dois irmãos tinham uma rixa, que acabou culminando no frente a frente de ambos, junto das muralhas de Troia, cada um dos quais defendendo um dos exércitos. Marte, protetor dos troianos, acabou derrotado.
O planeta Marte provavelmente recebeu este nome devido à sua cor vermelha, que por ser a cor do sangue era associado à violência e não ao amor, como foi traduzido na cultura popular com associação às rosas.

Eu tenho a força!


A Asus MARS II é definitivamente uma placa fora do comum. Pesando mais de 2,5 Kg distribuídos em 33cm de comprimento, 15,75cm de largura e 6,35cm de espessura, a placa carrega o que há de melhor em termos da indústria de hardware.
O projeto geral denota baste solidez, sem perder, no entanto, a elegância e sobriedade, próprios de um produto de cunho exclusivo.
Para interligar os dois chips GF110 (GTX 580), há o chip “ponte” NF200, em uma forma especial de SLI.
Um dos grandes diferenciais da MARS II em relação a uma GeForce GTX 590 tradicional está no robusto sistema de alimentação de energia (VRM). A Asus equipou a placa com o que há de mais moderno e eficiente em termos de componentes. Chamado pela companhia de Super Aloy Power (SAP), o sistema é composto por chokes, caps e M.O.S.F.E.T.s com metais com propriedades altamente magnéticas, elevada resistência ao calor e com grande proteção corrosiva, de forma a reduzir a perda de energia, aumentar a durabilidade e conseguir atingir temperaturas menores durante a operação.
Na parte traseira do PCB, estrategicamente posicionado por trás de cada GPU, há um capacitor Prodalizer da NEC/Tokin com o intuito de oferecer alto poder de gerenciamento e baixo nível de ESR de forma a oferecer energia limpa e aumentar a eficiência e eficácia.
Enquanto uma GTX 590 “comum” possui VRM de 11 fases e uma ROG GTX 590 tem 19, a Asus MARS II possui uma arquitetura de energia de 21 fases, garantindo estabilidade e prevenindo perdas de potência mesmo em circunstâncias extremas. Como resultado, a VGA aumenta em 15% o desempenho, duas vezes e meia a vida útil e trabalha 35゚C mais fria se comparada com os modelos de referência. De acordo com a companhia, o sistema Super Aloy Power é capaz de suportar até 600W, valor “insano” até mesmo para os mais experientes overclockers.
Um fato interessante é que a Asus removeu o limitador de energia existente na GeForce GTX 590. Com isso, o usuário está livre para rodar o Furmark e estressar ao máximo a VGA, ainda que seja algo extremamente desaconselhável.
Além disso, a MARS II é equipada com um super sistema de refrigeração com design DirectCUII, composto de dois gigantescos blocos dissipadores de calor, um para cada GPU, e um total de 8 heatpipes (4 para cada bloco) de cobre, com tecnologia Direct Touch (fazendo contato diretamente com as GPUs) e duas poderosas ventoinhas de 120mm, que de acordo com a Asus, oferece um fluxo de ar até 600% superior à ventoinha de uma GTX 590 “tradicional” (212CFM contra 32CFM). Não é por acaso que o cooler ocupa não dois, mas três slots.
Estes dois fatores: robusto VRM e poderoso sistema de refrigeração, foram imprescindíveis para que a Asus MARS II pudesse alcançar elevadas frequências de operações. Ao invés de 607Mhz de GPU, a VGA trabalha em 782Mhz. Já as memórias passaram de 3420Mhz para 4008Mhz, assim como os 1024 CUDA Cores que saíram de 1215Mhz para 1564Mhz.
Para quem achou pouco, a placa possui ainda um ótimo potencial de overclock. Há testes pela web nos quais a placa chegou na casa dos 900Mhz completamente estável. É possível ainda utilizar uma segunda placa em Quad SLI, uma verdadeira “brutalidade” em todos os sentidos (performance, preço, consumo de energia, robustez de fonte de energia...).
Para alimentar um “monstro” como esse, a Asus equipou a MARS II com três conectores de energia de 8 pinos, conferindo assim 450W extra de energia aos 75W disponibilizados pelo PCI Express. Com capacidade total de 515W, recomenda-se o uso de uma excelente fonte de alimentação (PSU) de pelo menos 900W!
A Asus MARS II guarda ainda alguns “trunfos na manga”. Na parte traseira do PCB, há um dissipador (backplate) que, além de auxiliar na dissipação de calor, reduz o risco de avarias por parte do manuseio do usuário.  Ainda no quesito proteção, os engenheiros da Asus  disponibilizaram um suporte extra de contato com a placa-mãe, de forma que a placa não envergue durante o manuseio ou mesmo no dia a dia.
Finalmente, a placa reserva uma última surpresa. O leitor mais atento certamente percebeu um botão vermelho posicionado ao lado de um dos conectores de energia. Trata-se de um interessante artifício para os overclockers. Ao pressionar o botão, as ventoinhas da placa saem de seu estado “normal” de funcionamento, passando a operar em capacidade máxima (212CFM). É importante dizer que, nessa situação, o ruído gerado passa de 21db (valor praticamente imperceptível) para 48.5db, patamar ainda muito bom se levado em conta o exigente regime ao qual a placa está sendo submetida.
Em se tratando de saídas, a MARS II conta com um par de conexões dual link DVI, uma porta HDMI e uma DisplayPort. A diferença em relação à ROG Matrix GTX 580 está no suporte às tecnologias NVIDIA Surround e 3D Vision Surround através da utilização de duas portas DVI e uma HDMI, possibilitando assim o uso de três telas de 1080p. Infelizmente a ausência de uma terceira saída DVI não permite, por exemplo, o uso de três painéis de 30 polegadas.
Fotos


Tiramos uma série de fotos da MARS II, mais do que de costume em reviews de placas de vídeo, até porque um produto tão diferenciado e único merece uma atenção especial.
Ao abrir a caixa, que tem tamanho e layout semelhante a caixa de uma placa-mãe da linha Rampage da própria Asus, já vemos que a placa possui um tamanho muito acima do que costumamos ver nesse tipo de produto, mesmo sendo comparada a outros modelos dual chip como a GeForce GTX 590 e a Radeon HD 6990. Um ponto curioso é que o usuário ganha um cartão de metal com o número único do seu modelo da MARS II.
O acabamento é top de linha, visto apenas em produtos da melhor qualidade possível, com vários detalhes que lembram novamente as placas da série Rampage, como os dissipadores na cor vermelha, um deles com a letra "G", caracterizando a linha ROG, de acodo com a Asus.
Ao remover a "proteção" superior, podemos ver um pouco do projeto dos dois dissipadores que ficam entre os chips e os FANs,  cada um deles com heatpipes duplos, visando melhorar a dissipação do calor gerado pelos chips. Um ponto favorável, assim como nos modelos referência das GTS 570/580/590, é que a retirada da proteção facilita a limpeza dos FANs e dissipadores pelo acúmulo de poeira, que não tem como fugir.
Não poderiamos também deixar de tirar fotos comparando a MARS II com as demais placas que utilizamos na review. Abaixo podemos ver uma série de fotos, primeiro da MARS II lado a lado com uma GTX 590, placa também dual chip GTX 580, mas com projeto "by Nvidia". Depois, com todas as placas utilizadas nos comparativos, onde podemos ver que mesmo na comparação com uma 6990, que é gigante, a MARS II se mostra bem maior, ainda mais por necessitar do espaço de três slots, diferente dos demais modelos que necessitam de somente dois.
Máquina/Softwares utilizados


Utilizamos uma máquina TOP de linha baseada em um processador Intel Core i7 980X overclockado para 4.2GHz, evitando assim qualquer dúvida sobre gargalo do processador.
Para os comparativos com a placa que se diz a mais poderosa do mundo, nada melhor do que utilizar as demais placas até então mais rápidas do mundo, dessa forma colocamos a MARS II "brigando" com sua irmã menor, uma GeForce GTX 590, também dual chip GTX 580, mas com projeto referência desenvolvido pela Nvidia. Também colocamos na briga uma Radeon HD 6990 da HiS, placa TOP de linha da série Radeon também com características de um modelo referência. Ainda adicionamos um SLI dual de GTX 580, dando uma noção exata do comportamento desse sistema que utiliza duas placas trabalhando em conjunto ao invés de um projeto com um PCB utilizando dois chips. Adicionamos a GTX 580 para base de comparação de um placa com um único chip.
Abaixo, duas fotos da Asus MARS II montada no sistema, comprovando o que já se esperava pelo tamanho da placa: não "entra" em qualquer gabinete.
A seguir, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers, configurações de drivers e softwares/games utilizados nos testes.Vale destacar que a Asus recomenda uma fonte de 1.000W, mas a principio uma de 800W já segura. Utilizamos uma de 850W da XFX e não tivemos nenhum problema.
Máquina utilizada nos testes:
- Mainboard Gigabyte G1.Assassin
- Processador Intel Core i7 980X @ 4.2GHz
- Memórias 8 GB(2x4GB) DDR3-1600MHz Corsair Vengeance
- HD 1TB Sata2 Western Digital Black
- Fonte XFX 850W Black Edition 
- Cooler Thermalright Venomous X 
Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 7 64 Bits
- Intel INF 9.2.0.1030
- NVIDIA ForceWare 280.26 WHQL: Placas Nvidia
- AMD Catalyst 11.8 WHQL: Placas AMD
Configurações de Drivers:
3DMark
- Anisotropic filtering: OFF
- Antialiasing - mode: OFF
- Vertical sync: OFF
- Demais opções em Default
Games:
- Anisotropic filtering: Variado através do game testado
- Antialiasing – mode: Variado através do game testado
- Texture filtering: High-Quality
- Vertical sync: OFF
- Demais opções em Default 
Aplicativos/Games:
- 3DMark 11 1.0.1 (DX11)
- Unigine HEAVEN Benchmark 2.5 (DX11)
- Aliens vs Predator (DX11)
- Crysis Warhead (DX10)
- Crysis 2 (DX11)
- DiRT 3 (DX11)
- F1 2010 (DX11)
- Tom Clancy´s HAWX 2 (DX 11)
- Just Cause 2 (DX10/10.1)
- Mafia II (DX9)
- Metro 2033 (DX11)

GPU-Z, Ruído, Temperatura


Abaixo temos a tela principal do aplicativo GPU-Z com detalhes técnicos da Asus MARS 2. No thumbnail, as características da GeForce GTX 590, placa referência dual chip GTX 580 da Nvidia.
Ruído
Antes dos testes de temperatura, vamos a um teste de ruído que fizemos com a placa, tanto ela trabalhando em modo normal no que dis respeito a rotação de seus FANs, como quando ativamos a função dos FANs trabalharem em 100% de sua rotação, através de um botão localizado ao lado dos conectores de energia. O vídeo abaixo mostra que, apesar do resultado prático ganho com a redução de temperatura, essa opção gera muito mais ruído, que pode inclusive influenciar o que o usuário estiver fazendo, como o áudio de um game que estiver sendo jogado, por exemplo.
Temperatura
Depois do teste de ruído, vamos ao teste de temperatura, mostrando como a placa se comporta nesse quesito.
Como podemos ver no gráfico abaixo, temos duas situações, com os FANs trabalhando em modo normal e com eles trabalhando em 100% (vide ativação pelo botão da placa). Quando em modo normal, a temperatura da MARS 2 fica 5 graus acima de uma GTX 590. Nada de anormal, já que a placa da Asus possui clocks bem acima de uma GTX 590 - 782MHz contra 608MHz, como vemos nas telas do GPU-Z acima. Quando ativamos os FANs em 100%, a temperatura cai 6 graus, ficando um abaixo da GTX 590, e possivelmente o mínimo que se chegaria através de um sistema de cooler com FANs.
HWMonitor - Temperatura
Sistema em modo Ocioso (em espera)
escala
Asus MARS II - FAN´s 100%
3GB

30
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

31
Asus MARS II
3GB

36
HiS Radeon HD 6990
4GB

43
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

43
  • • Temperatura ambiente em 18º (sistema aberto)
  • • Medida em graus Celsius
  • • Quanto MENOR, melhor
Rodapé
Já quando rodamos o 3DMark 11, a temperatura máxima em modo normal foi de 76 graus, um acima da GTX 590, mostrando o bom resultado prático do sistema de cooler. O melhor resultado acontece quando ativamos os FANs em rotação máxima, com uma temperatura que não passou de 58 graus, 18 a menos do que em rotação padrão. Lógico que esse ganho traz todo o problema de ruído, mas quem gosta de ir em busca do máximo em performance, basta usar um fone de ouvido... :D
HWMonitor - Temperatura
Sistema em modo FULL (rodando 3DMark 11)
escala
Asus MARS II - FAN´s 100%
3GB

58
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

74
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

75
Asus MARS II
3GB

76
HiS Radeon HD 6990
4GB

85
  • • Temperatura ambiente em 18º (sistema aberto)
  • • Medida em graus Celsius
  • • Quanto MENOR, melhor
Rodapé

3DMark 11, HEAVEN 2.1


3DMark 11
Embora considerados testes bastante polêmicos por parte da comunidade, por serem tachados como benchs sintéticos que não refletem, muitas vezes, a condição da placa no mundo real (leia-se jogos), a série 3DMark é um dos indicadores de performance mais amplamente utilizados em todo o mundo e não poderíamos refutá-los

Rodando o 3DMark 11, último tool da Futuremark voltado a testes em placas de vídeo, a MARS II se comportou muito bem, ficando a frente até mesmo de um SLI duplo de GTX 580. Isso mostra que o projeto da placa é muito superior à GTX 590, que nunca conseguiu se equiparar com um sistema desse tipo. Abaixo podemos ver que a MARS II ficou mais de 1.600 pontos à frente da GTX 590, cerca de 15%.
3DMark 11
Opções Padrões (Default), NoAA NoAF, 1280x1024
escala
Asus MARS II
3GB

10.715
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

10.684
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

9.098
HiS Radeon HD 6990
4GB

8.932
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

6.422
  • • Aplicativo baseado em DirectX 11
  • • Resultados em pontos calculados pelo aplicativo
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé

Unigine HEAVEN 2.5 - DirectX 11
Trata-se de um dos testes sintéticos mais “descolados” do momento, pois tem como objetivo mensurar a capacidade das placas 3D em suportar os principais recursos da API gráfica DirectX 11, como é o caso do Tessellation.
O teste foi dividido em duas partes: uma sem e outra com o uso do Tessellation, ambas a 1920x1080 com o filtro de antialiasing em 8x e anisotropic em 16X.
Com o tessellation desativado, a placa da Asus novamente se mostrou superior a um SLI de GTX 580, ficando com a primeira colocação, mas novamente seguida de perto. O ganho de desempenho da MARS II sobre o resultado da GTX 590 é de 22%, justamente o que se esperava da placa referência.
Unigine Heaven Benchmark 2.5
DirectX 11, Shaders: HIGH, 8xAA 16xAF, 1920x1080, Tessellation: Disable
escala
Asus MARS II
3GB

2.216
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

2.171
HiS Radeon HD 6990
4GB

1.997
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

1.805
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

1.133
  • • Teste baseado em DirectX 11
  • • Resultados em pontos calculados pelo aplicativo
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Com o tessellation ativado não temos mudança na tabela, a placa da Asus continua com o melhor resultado seguida de perto pelo SLI de GTX 580. A superioridade sobre a GTX 590 foi a que caiu, agora ficando na casa de 15%.
Unigine Heaven Benchmark 2.5
DirectX 11, Shaders: HIGH, 8xAA 16xAF, 1920x1080, Tessellation: NORMAL
escala
Asus MARS II
3GB

1.821
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

1.787
HiS Radeon HD 6990
4GB

1.578
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

1.469
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

922
  • • Teste baseado em DirectX 11
  • • Resultados em pontos calculados pelo aplicativo
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé

Aliens vs Predator


Chegamos finalmente ao ponto alto da review: os testes em jogos!
Nada melhor do que começar por "Aliens vs Predator", game que traz o suporte ao DX11 e que foi muito bem recebido pelo público e crítica.
Podemos ver abaixo que o SLI de GTX 580 passou a MARS II, apesar da diferença ser de apenas 0,3 FPS em ambas as resoluções, consequentemente, empate técnico. Vemos também o bom resultado da 6990, bem próxima às duas primeiras colocadas.
O ganho da MARS II sobre a GTX 590 chegou a 24% na resolução mais alta, comprovando o excelente projeto desenvolvido pela Asus, superior até mesmo que o da Nvidia, que detém a tecnologia dos chips.
Aliens vs. Predator
HIGH / ULTRA HIGH, 4xAA 16xAF, 1680x1050
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

101,0
Asus MARS II
3GB

100,7
HiS Radeon HD 6990
4GB

97,4
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

81,5
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

53,0
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Aliens vs. Predator
HIGH / ULTRA HIGH, 4xAA 16xAF, 1920x1080
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

91,3
Asus MARS II
3GB

91,0
HiS Radeon HD 6990
4GB

87,1
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

73,4
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

47,8
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé

Crysis Warhead


O FPS futurístico da Crytek fez muito barulho por trazer uma qualidade gráfica bem superior aos concorrentes e por ser considerado por muito tempo como um dos games que mais exigia recursos do computador, principalmente das placas 3D. Assim, nada melhor do que submeter as VGAs da review pelo crivo de "Crysis Warhead".
Novamente a placa da Asus ficou em primeiro lugar, mas, assim como nos testes anteriores, com resultado praticamente idêntico so SLI de GTX 580. Diferente do teste anterior, foi o ganho da MARS II sobre a GTX 590, que agora chegou no máximo a 14% na resolução mais alta testada. Outro ponto curioso é que, nesse, game a 6990 e a GTX 590 brigam de igual para igual.
Crysis Warhead
ENTHUSIAST, 8xAA, 1680x1050
escala
Asus MARS II
3GB

77,37
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

77,10
HiS Radeon HD 6990
4GB

69,63
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

69,18
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

46,97
  • • Game baseado em DirectX 10
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Crysis Warhead
ENTHUSIAST, 8xAA, 1920x1080
escala
Asus MARS II
3GB

71,76
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

71,62
HiS Radeon HD 6990
4GB

62,99
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

62,22
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

41,25
  • • Game baseado em DirectX 10
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé

Crysis 2


Em um dos games com a melhor qualidade gráfica da atualidade, novamente temos a MARS II e o SLI de GTX 580 na ponta, e novamente com resultados praticamente idênticos.
O ganho da MARS II sobre a GTX 590 ficou na casa de 21%, em ambas as resoluções.

Crysis 2
ULTRA(Edge Blur + Quincunx AA 2x), DirectX 11, 1680x1050
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

110,0
Asus MARS II
3GB

109,7
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

90,0
HiS Radeon HD 6990
4GB

84,2
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

61,5
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
Crysis 2
ULTRA(Edge Blur + Quincunx AA 2x), DirectX 11, 1920x1080
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

95,8
Asus MARS II
3GB

95,6
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

77,9
HiS Radeon HD 6990
4GB

73,7
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

53,1
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé


DiRT 3

Com o DiRT 3, game mais recente da série de corridas de rally mais famosa do mercado, temos a maior diferença entre o SLI de 580 e a MARS II, cravado em 3 FPS na resolução mais baixa testada. Isso representa 2%, ou seja, ainda praticamente nada.
O ganho da MARS II sobre a GTX 590 não passou de 15% como podemos ver.
DiRT 3
HIGH / ULTRA HIGH, 8xAA, 1680x1050
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

129,5
Asus MARS II
3GB

126,5
HiS Radeon HD 6990
4GB

113,1
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

109,6
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

80,5
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
DiRT 3
HIGH / ULTRA HIGH, 8xAA, 1920x1080
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

121,1
Asus MARS II
3GB

120,2
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

106,1
HiS Radeon HD 6990
4GB

103,5
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

73,1
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé



F1 2010

As Radeons se deram muito bem em "F1 2010", game baseado na engine EGO 1.5 da Codemasters. O que se traduz numa compatibilidade maior com os chipsets AMD, o que, ao mesmo tempo, diminui o poder de fogo dos chips Nvidia.
O resultado foi semelhante ao apresentado pelo DiRT3, talvez devido ao fato de ambos utilizarem a mesma engine. A diferença maior entre a placa da Asus e a GTX 590 foi de 16%. Novamente, empate técnico na ponta da tabela.
F1 2010
HIGH / ULTRA HIGH, 8xAA, 1680x1050
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

103,5
Asus MARS II
3GB

103,4
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

90,4
HiS Radeon HD 6990
4GB

83,4
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

65,0
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé
F1 2010
HIGH / ULTRA HIGH, 8xAA, 1920x1080
escala
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

99,5
Asus MARS II
3GB

98,8
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

84,9
HiS Radeon HD 6990
4GB

82,0
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

60,3
  • • Game baseado em DirectX 11
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé


Tom Clancy´s HAWX 2

"Mafia II" é um game que trouxe a continuação do aclamado título de ação em terceira pessoa ambientado no obscuro mundo da máfia italiana dos anos 40 e 50 nos EUA.
Esse game tem um sério problema com algumas placas e alguns sistemas SLI. Podemos ver bem isso nos gráficos abaixo, nos quais tanto a 6990 como o SLI de GTX 580 não conseguem bons resultados, como se o game estivesse rodando sobre apenas um "chip/placa".
Na comparação com a GTX 590, o ganho da MARS II é de 18% na resolução mais baixa, e 22% na resolução mais alta.
Mafia II
HIGH, AA 16xAF, 1680x1050
escala
Asus MARS II
3GB

140,5
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

118,1
HiS Radeon HD 6990
4GB

59,8
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

59,7
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

59,5
  • • Game baseado em DirectX 9
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé

Mafia II
HIGH, AA 16xAF, 1920x1080
escala
Asus MARS II
3GB

127,7
Nvidia GeForce GTX 590
3GB

104,7
HiS Radeon HD 6990
4GB

59,8
Nvidia GeForce GTX 580 SLI
1.5GB x 2

59,8
Nvidia GeForce GTX 580
1.5GB

58,8
  • • Game baseado em DirectX 9
  • • Resultados em FPS médio
  • • Quanto maior, melhor
Rodapé



Não acabou, Tem mais, muito mais. click aqui..