08 setembro, 2011

AMD planeja APUs com clock desbloqueado e série Zambezi FX ainda em 2011

Dois modelos destinados a overclocking e geração de alto desempenho para servidores e desktops estariam no mercado a partir de setembro.

Rumores divulgados pelo site XbitLabs indicam que a AMD deve lançar novas APU (Accelerated Processing Units, os processadores que juntam a capacidade de uma CPU e uma GPU) ainda neste ano.



Os modelos que devem chegar logo ao mercado (A8-3870K e A6-3670K ) são versões atualizadas de chips já fabricados pela empresa, garantindo cerca de 100 MHz a mais para a máquina através de um multiplicador desbloqueado de clocks.
Vale lembrar que a letra “K” também é utilizada pela Intel para designar os chips desbloqueados. Desse modo, o público-alvo do devem mesmo ser os fãs de overclocks. Enquanto o A8-3870K conta com quatro núcleos x86-64 que rodam a 3 GHz, o A6-3670K fica com 2,7 GHz nessa nova versão.
Os modelos, que já estariam sendo fabricados, ainda devem contar com adaptadores gráficos AMD Radeon que rodam a 600 MHz e 444 MHz, respectivamente. A companhia não confirmou oficialmente as informações.

Bulldozer vem aí

O mesmo site que divulgou a informação dos A-Series desbloqueados confirmou também que a geração Zambezi FX (Bulldozer) para servidores e desktops deve mesmo chegar a partir de setembro, como afirmaram rumores antigos.
A Interlagos CPU contaria com dois chips Bulldozer, totalizando 16 núcleos integrados. Já os modelos de processadores de alto desempenho para desktop devem chegar ao mercado a partir de novembro.