08 setembro, 2011

NVIDIA teria adiado lançamento de novas arquiteturas para processadores

Boatos indicam que a empresa não estaria satisfeita com o desempenho das tecnologias, o que a teria levado a atrasar seu planejamento.



 (Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)




O CEO da NVIDIA, Jen-Hsun Huang, mantém a posição de que a empresa está preparada para anunciar sua arquitetura de processadores 28 nm ainda este ano. Em contrapartida, o site DigiTimes publicou uma matéria explicitando que fontes da indústria de placas gráficas afirmam o adiamento do roadmap (planejamento de lançamentos) da marca.


Segundo o boato, os rendimentos da parceira de desenvolvimento, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), estariam abaixo do planejado. Assim, o desempenho da arquitetura não alcançou os níveis desejados pela NVIDIA, o que teria causado o atraso no lançamento do Kepler – como foi batizada a tecnologia.

A nova arquitetura era esperada para o quarto trimestre de 2011, mas a expectativa teria passado para o terceiro trimestre de 2012. Em consequência disso, as tecnologias nas escalas 22 nm e 20 nm (apelidadas de Maxwell) também devem atrasar, tendo sua chegada retardada para 2014.