31 agosto, 2011

Yumi Multiboot USB

YUMI é uma aplicação bastante útil para quem trabalhar com manutenção de computadores ou simplesmente tem curiosidade em conhecer outros sistemas operacionais. Trata-se de um criador de pendrive bootável. O que destaca este aplicativo é que o usuário pode adicionar diversas distribuições e SOs para depois escolher qual deseja executar.



Para que isso seja possível, o YUMI oferece um menu de opções na hora do boot. Assim você pode escolher rapidamente qual sistema operacional deseja instalar através do pendrive. A aplicação traz mais uma facilidade, que é o download automáticos das imagens ISO dos SOs a serem adicionados ao dispositivo.

Sem instalação

O legal do YUMI é que ele não precisa ser instalado para que o usuário possa utilizar os recursos oferecidos. Depois que o download do arquivo finalizar, basta clicar duas vezes sobre o executável baixado, ler e aceitar os termos do contrato que é exibido.
O próximo passo é criar um pendrive bootável repleto de ferramentas e sistemas operacionais. A vantagem de não precisar instalar o YUMI é que você pode utilizá-lo em qualquer computador, mesmo que a máquina seja bloqueada para a adição de aplicativos.

Pendrive bootável

O primeiro passo na utilização YUMI é escolher o drive no qual os arquivos deverão ser instalados; tarefa que pode ser realizada em “Step 1: Select the drive letter of your USB device”. É preciso ter bastante cuidado para não escolher o drive errado e acabar apagando os dados de outro pendrive ou mesmo de um HD.
Mais à direita da tela o usuário encontra a opção “Format X:\ Drive”, a qual, se marcada, faz com que o pendrive seja formatado antes que os arquivos sejam transferidos para ele. O segundo passo é escolher quais sistemas operacionais e ferramentas serão inseridas.
A lista de opções é bem grande, trazendo todas as principais distribuições do Linux (Ubuntu, Fedora, Xubuntu, OpenSUSE e outras) em versões variadas e diversas ferramentas para criação de partições, antivírus, e cópia de discos rígidos. Tudo isso está muito bem organizado em categorias distintas, o que facilita na hora de o usuário encontrar o que deseja.
Para que os arquivos dos sistemas sejam colocados no pendrive, é preciso ter a imagem ISO deles no computador. Caso você não as tenha, basta marcar a opção “Download the iso” que o aplicativo baixa automaticamente as imagens. Para finalizar, clique em “Create” e aguarde até todo o processo ser finalizado.
Agora é só reiniciar o computador e fazer o boot da máquina pelo pendrive. Um menu bem simples e didático será mostrado, pelo qual você terá acesso a todas as ferramentas instaladas.