30 agosto, 2011

Google e Samsung preparam Nexus Prime


Vêm se acumulando os indícios de que a Samsung prepara um novo smartphone com a marca Google. O Nexus Prime, que deve ser lançado em outubro, será o primeiro com o novo sistema Android 4, conhecido pelo codinome Icecream Sandwich. Se os rumores sobre ele se confirmarem, será um dos mais poderosos smartphones no mercado. E vai chegar às lojas no mesmo mês em que a Apple deve lançar o iPhone 5.


O Nexus Prime vai ser o terceiro smartphone do Google, depois do Nexus One, fabricado pela HTC, e do Nexus S, também da Samsung. Deve ser o último aparelho projetado pelo Google em parceria com a empresa coreana. Como o Google está adquirindo a Motorola, é natural que essa empresa fabrique os modelos futuros da série Nexus.

Em maio, durante o evento Google I/O, Andy Rubin, vice-presidente sênior do Google, confirmou que a empresa estava trabalhando num novo modelo. Ele disse que o objetivo do Google, com a marca Nexus, era ter sempre um smartphone tão avançado quanto possível, como forma de estabelecer uma padrão de comparação no mercado. Mas Rubin não forneceu mais detalhes sobre como será o novo Nexus e nem quando ele estará à venda.

Um celular, vários nomes

Por enquanto, há apenas informações não oficiais sobre o smartphone. Elas têm aparecido de várias fontes como o noticiário coreano Electronic Times, o site especializado Oled Display e o blog BRG. Essas notícias identificam o aparelho por denominações variadas como Nexus 3, Nexus 4G, Samsung GT-I9250 e Nexus Prime, que parece ser o nome definitivo. Apesar dessa multiplicidade de nomes, as descrições indicam que se trata do mesmo modelo.

De acordo com os relatos, o Nexus Prime terá uma nova tela de alta resolução (1.280 x 720 pixels) de 4,5 polegadas que a Samsung vem chamando de Super Amoled HD (a tela do Galaxy S II é chamada de Super Amoled Plus). Para poder processar imagens tão detalhadas, o Nexus Prime traria um poderoso processador com dois núcleos e frequência de trabalho de 1,5 GHz. Ele também poderá usar redes celulares de quarta geração, do tipo LTE, para acesso rápido à internet.

O Ice Cream Sandwich vai unificar os dois ramos hoje existentes do sistema operacional. O Android 2 é usado em smartphones, enquanto o Android 3, conhecido como Honeycomb, é específico para tablets. Já o Android 4 vai rodar nos dois tipos de aparelhos.

Além disso, o Android 4 deve eliminar os botões encontrados abaixo da tela dos smartphones com Android, como Home e Voltar. O usuário passará a usar a tela sensível ao toque para acionar esses comandos. Ele também vai facilitar a ligação, por meio de conectores USB, de uma variedade de periféricos – teclado, mouse e controladores para jogos, por exemplo – a smartphones e tablets.

Lançamento em outubro?

A data lançamento também tem sido tema de rumores. Há quem diga que será no dia 4 de outubro. Sabe-se que a Apple deve começar a vender o iPhone 5 no dia 7 de outubro. A Samsung e o Google teriam escolhido o dia 4 de outubro para chegar à frente da turma da maçã, o que torna a disputa interessante para o consumidor. O que é praticamente certo é que os dois rivais estarão nas lojas, ao menos nos Estados Unidos, neste segundo semestre. Resta esperar que cheguem ao Brasil logo.


Fonte