24 agosto, 2011

Storage da Iomega ataca de "nuvem" pessoal.


Foto: Rafael Evangelista
Avaliação
7,7
599 reais
    

nossa avaliação

PRÓS Acesso remoto; download de torrentes; integração com serviços de cloud da Amazon; servidor DLNA;
CONTRAS Capacidade pequena para um storage; algumas opções podem confundir usuários comuns;
CONCLUSÃO Fora o acesso remoto, o Home Media II é um storage mediano;

ficha técnica

  • 1 TB
  • 2 USB e 1 Gigabit Ethernet
  • Vel. Gravação 11,17 MB/s
  • 21,7 x 12,3 x 3,9
  • 1,09 Kg
Tags: HDsIomega
O disco rígido para redes Home Media II é apresentado como ferramenta para montar uma "nuvem pessoal". Os arquivos armazenados nessa central doméstica podem ser acessados pela internet. Com um cliente de torrents embutido, o HD faz downloads sem usar o PC. A interface web é rica em recursos, mas algumas configurações são complicadas para o usuário comum. Para as condições atuais, a capacidade de 1 TB é pequena.

De acordo com os parâmetros mais básicos de avaliação de um storage, o Home Media II não se destaca da média. Fora a memória limitada e privada de redundância, as velocidades de tráfego de dados também não impressionaram muito. Nos testes do INFOlab, utilizando um arquivo de 539,8 MB, alcançamos uma velocidade de leitura média de 11,17 MB/s e uma velocidade de gravação de 10,3 MB/s. O ponto forte desse storage realmente está nos extras.

Velocidade de gravação(em MB/s)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Qnap TS-219P+
44,8

Lacie Ethernet Disk
13,7

Iomega Home Media II
11,17


Sem dúvida, o acesso remoto é a parte mais legal desse storage, mas o usuário vai precisar se esforçar um pouco para usá-lo. O aparelho tenta configurar o roteador via UPnP e exibe uma mensagem de erro genérica caso aconteça alguma falha. A configuração manual não é menos problemática, pois exige parâmetros que só podem ser obtidos ao acessar o menu de ajuda. Vencida essa etapa, tudo fica mais fácil. Escolhe-se então um subdomínio do serviço TZO, associando o IP da conexão a uma URL simples, como “www.seunomeaqui.iomegalink.com”. Entretanto, depois de um período de 12 meses, é necessário pagar 50 dólares anuais para manter esse serviço.


Esse acesso online utiliza o protocolo HTTPS e permite baixar ou até mesmo fazer streaming de arquivos pela interface web. Desde que convidada, qualquer pessoa pode acessar o storage pela internet. Durante os testes, somente o Internet Explorer apresentou compatibilidade total, enquanto outros navegadores engasgaram com o streaming de vídeos. De qualquer modo, não se trata de um serviço rápido, então não espere acessar arquivos muito grandes.

No quesito conexões, o Home Media II conta com duas portas USB e uma ethernet. Pode parecer pouco, mas essa seleção reduzida não é tão inconveniente porque esse aparelho foi pensando para ser utilizado em conjunto com um roteador. É possível ligar uma impressora ou um HD externo via USB. Não houve nenhum problema para reconhecer os periféricos. Ao toque de um botão dedicado, o USB frontal pode ser utilizado para fazer o backup rápido de um pen-drive ou mesmo de um HD externo.

A conexão à LAN se dá por DHCP e toda a configuração é realizada pela tradicional interface web. A princípio, a configuração não apresenta dificuldades, mas os menus poderiam ter sido organizados de maneira mais intuitiva, levando em conta que o alvo desse produto é o usuário doméstico. Por outro lado, a compatibilidade com o Mac OS, inclusive com o software de backup Time Machine, não decepcionará os adeptos da maçã. Também útil é o suporte aos serviços de backup online Amazon S3 e Backup Mozy, mas ambos são pagos.

Há vários recursos de compartilhamento de dados no Home Media II. Com a criação de um diretório específico, pode-se enviar automaticamente imagens para o Facebook e Flickr, assim como vídeos para o Youtube. Ele também conta com suporte a DLNA para fazer streaming de mídia em reprodutores compatíveis. Outra funcionalidade interessante é o cliente de torrente integrado. Basta salvar os arquivos .torrent em uma pasta específica e o download começará. Contudo, não é possível estabelecer limites de transferência de dados ou sequer uma ordem de prioridade de arquivos. O software se limita a informar o tempo estimado de conclusão do download.

Curta a minha pagina no Facebook ou me siga no Twitter.


By INFO