28 agosto, 2011

Acaba de sair a nova versão beta do Mozilla Firefox 9


A versão Nightly do Mozilla Firefox 9 acabou de sair e já pode ser testada por qualquer usuário. Novas mudanças estão sendo implementadas em tempo real em um projeto que conta com a participação de todos os usuários. Colabore você também com o desenvolvimento da nona versão do navegador da raposa.

Nightly


O termo “Nightly” refere-se ao primeiro estágio de desenvolvimento aberto ao publico. Por se tratar de uma versão bastante instável e por contar com atualizações quase que diárias, a Mozilla nem ao menos divulga o navegador em seu canal oficial. A versão Nightly também não conta com traduções e está disponível apenas em inglês.
Versão Nightly do Navegador.
  • Clique aqui para baixar a última versão estável do navegador.
A exemplo, do Google Chrome, o Firefox passou a se atualizar em passos menores e mais constantes. Isso garante ao browser muito mais dinamismo e aproxima os usuários das novidades, pois exige muito menos tempo para que um novo recurso chegue às suas mãos em uma versão final.

O que mudou?


Há muito que o Mozilla Firefox conta com a participação de seus usuários para aprimorar a experiência de navegação. No entanto, agora qualquer um pode enviar críticas e sugestões para o Firefox através da página inicial do navegador. Sim, isso pôs um fim ao botão “Feedback” presente na barra de navegação de versões anteriores.

Sugestões visuais para a nova versão.

A atualização do visual do navegador, prometida para o Firefox 9, ainda não está disponível na versão Nightly. A parte interessante é que qualquer usuário pode opinar sobre as novas ideias para a interface do navegador e enviar suas sugestões na página do Firefox UX Team, atualizada diariamente.

Mudanças visuais


Além do botão “Feedback” que deixou o navegador, o Firefox 9 mudou pouco de seu visual. Os botões para a rolagem de abas receberam um novo acabamento e estão mais discretos. Já as novas abas e demais páginas em branco ganharam um ícone próprio para ajudar o usuário a identificá-las. Sempre que o carregamento de uma página não for completado, o Firefox 9 mostra uma espécie de “ícone fantasma”.
Novo ícone para as abas em branco.
De resto, o browser se comporta de maneira extremamente parecida com as versões anteriores. Quem abrir o navegador pela primeira vez não vai se deparar com nenhuma mudança drástica. Todos os recursos adicionados nas versões 7 e 8 do navegador continuam presentes.

Desempenho

Visão geral do navegador.
Para medir a velocidade de um navegador e sua capacidade de interpretar códigos HTML, utilizamos o serviço Acid3 como parâmetro. Em uma escala que varia de 0 a 100, o Mozilla Firefox 9 obteve a nota 97, exatamente a mesma das versões 7 e 8. Isso evidencia que poucas mudanças foram realizadas até o momento no código do browser.

Fonte: Baixaki