26 agosto, 2011

Windows Phone 7 mais completo, com Skype e câmera frontal


Eles continuam trabalhando por uma plataforma móvel melhor. Resultado disso: os futuros celulares rodando Windows Phone 7 terão câmera frontal, aquela funciona lindamente (quando a resolução é boa) para fazer vídeo-chamadas entre amigos, parentes e afins. Bem ao estilo do FaceTime presente no iPhone da Apple, devo dizer. O mercado empurra as empresas para essa caminho.
A revelação foi feita durante uma apresentação no TechEd, o evento para desenvolvedores organizado pela Microsoft, na Nova Zelândia. O recurso foi confirmado por uma conta oficial da MS no Twitter.
Mango, próxima atualização do Windows Phone que deve entrar em ação nos próximos meses, foi visto com um ícone especial para supostamente inverter a escolha da câmera em uso, entre a câmera traseira tradicional e a câmera frontal, que serve quase que somente para bate-papo com voz e vídeo.

Botão supostamente faz troca entre câmera frontal e câmera traseira
Isso não é tudo. Também no TechEd foi confirmado que o Skype estará integrado ao Windows Phone 7. A Microsoft comprou a empresa por trás do Skype em meados de 2011 por uma bagatela bilionária, tirando o serviço das mãos do eBay. Nada no mundo seria mais óbvio do que o uso da tecnologia de VoIP do Skype nos smartphones.
A Microsoft por enquanto não diz se o Skype estará presente nativamente no Windows Phone, ou se terá um aplicativo à parte — que não faz parte do sistema, por assim dizer.
Só falta saber o que as operadoras, geralmente avessas a chamadas por meio da rede de dados, têm a dizer sobre o assunto. Pode ser que a Microsoft esteja comprando uma briga de cachorro grande; e pode ser que a companhia liderada por Steve Ballmer tenha tudo acertado com as telecoms, e só a gente não sabe.