26 agosto, 2011

Todas viaturas da PM terão tablets, diz SSP


São Paulo - Todas as viaturas da PM serão equipadas com tablets até dezembro de 2011, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).


Segundo a SSP, cada uma das 11 mil viaturas de quatro rodas da PM serão equipadas com um tablet. O Governo do Estado investiu R$ 23,1 milhões na aquisição de 16,5 mil unidades (R$ 1400 cada). Os tablets restantes equiparão o comando de policiamento que usa motos.
Hoje, três mil viaturas da Polícia Militar na capital paulista possuem tablets. A PM diz que os aparelhos permitem acessar os bancos de dados criminais e civis, registram boletins de ocorrências e criam anotações e relatórios.
O GPS integrado ao tablet informa ao comando o melhor roteiro para chegar ao local da ocorrência e, consequentemente, reduz o tempo de deslocamento.
A Diretoria de Telemática da PM paulista também equipou os tablets com módulos AVL (Automatic Vehicle Location), que mostram às unidades de comando onde está cada viatura. A tecnologia permite acompanhar a movimentação das equipes remotamente e convocar as viaturas mais próximas a cada nova ocorrência.
O tablet, fabricado por uma empresa mineira chamada Maxtrack, é rastreável até mesmo desligado. O dispositivo eletrônico roda o sistema operacional Android, possui LCD de sete polegadas, conta com duas câmeras e conexões serial, USB, CAN, HDMI, 3G/EDGE, Wi-Fi e Bluetooth.
As duas câmeras que equipam os tablets gravam as imagens e o áudio do interior da viatura. O material é enviado para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), onde ficam armazenadas.
"O tablet foi implantado para o auxílio do policiamento com o objetivo de desonerar e reduzir o uso da rede de voz", afirma o coronel Alfredo Deak, chefe do Centro de Processamento de Dados da PM e um dos idealizadores do projeto.
A SSP também informa que, no mês de agosto, as viaturas que fazem o policiamento dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo receberão os tablets. Segundo o planejamento do comando, no mês de outubro, será a vez das viaturas do interior. "Será uma média de mil por mês", calcula o coronel Deak.
Fonte.: INFO