26 outubro, 2011

Windows Phone com gostinho de Nokia

O Windows Phone funciona da mesma forma, não importa o fabricante que o adote. O visual é o mesmo para todos, diferentemente do Google Android, que permite que cada empresa de dispositivos móveis modifique sua interface para seguir este ou aquele padrão. E como a Nokia deixou o Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710, ambos apresentados hoje durante oNokia World, com jeito de Nokia?

Aplicativos, é claro.

A equipe de desenvolvimento de software da Nokia optou por criar apps próprios que funcionam somente nos aparelhos da marca. O Windows Phone pode ser o mesmo que a HTC ou Dell têm, mas o software ganhou adições bastante interessas. Que venham elas.
Nokia Drive

Como o nome sugere, o aplicativo utiliza o GPS embutido na linha de produtos Lumia para dar instruções de navegação no trânsito. Funciona como um GPS tradicional, porém na tela do smartphone – conveniência, para que te quero?


Lumia 800 com Nokia Drive buscando o GPS

As intruções para chegar neste ou naquele lugar são exibidas no visor, além de o usuário contar com a orientação por voz. Por sinal, o Nokia Drive informa cada passo do trajeto do usuário, ao contrário do que aplicativos do mesmo nível oferecem.

Os mapas do Nokia Drive são baixados para o aparelho para que fiquem disponíveis offline. Caso o usuário queira, ele pode escolher pacotes de mapas para fazer o download prévio. Por exemplo, o Brasil aparece entre as opções de mapas na América. Da mesma forma, o usuário pode selecionar que o smartphone baixe o mapa referente ao trajeto que ele vai fazer em breve, de modo a garantir a chegada mesmo que a internet desapareça no meio do caminho.

Embora o Windows Phone seja da Microsoft e esteja intimamente ligado aos serviços de internet da companhia, o Nokia Drive não usa o Bing Maps para fornecer a navegação. Em vez disso, o Nokia Maps marca presença no aparelho. As informações apresentadas são da Navteq, empresa recentemente adquirida pela Nokia.

Nos demos da Nokia o Drive funcionou relativamente bem, considerando-se que não havia sinal de GPS dentro do centro de convenções onde o Nokia World acontece. São milhares de pontos de interesse cadastrados no riquíssimo banco de dados da companhia. Outro ponto positivo do Nokia Drive é a exibição de certos mapas com construções (prédios etc) em 3D.

A empresa ainda prometeu informações sobre transporte público, como horário de ônibus e trens, futuramente no aplicativo.
Nokia Music

iTunes Match que se cuide. O app Nokia Music está integrado com a nuvem da Nokia. O usuário têm à sua disposição uma série de mixes de músicas, espécies de playlists que ele pode escutar como se fosse uma rádio online. O pulo do gato fica no download das playlists, liberado gratuitamente. Não precisa de login, nem de assinatura, nem de nada. A Nokia diz que basta ter o Windows Phone ativado para usar o serviço.

Nokia Music com listagem de Mixes disponíveis para escutar e baixar | Clique para ver maior

O usuário decide quais playlists quer baixar. A listagem é predeterminada pela Nokia e exibida no aparelho. Em seguida, as canções são baixadas, sempre em mixes de 3 horas e meia. No máximo o usuário pode ter 4 mixes armazenados no aparelho. Depois de um mês, ele é convidado a atualizar os mixes com novas canções. Caso queira ficar com aquelas que já estão no smartphone, aí sim é necessário comprar a canção pela própria loja da Nokia.

Almir Narcizo, presidente da Nokia Brasil, explicou que o Nokia Music vai funcionar no Brasil quando os Lumia desembarcarem no país. A má notícia é que somente a função de rádio online vai funcionar, sem o download das playlists para o aparelho. Tem a ver com acordos comerciais que ainda precisam ser selados com as gravadoras brasileiras. Santa burocracia…
Resumo da ópera

A Nokia está comprometida em colaborar para o desenvolvimento do Windows Phone como plataforma. A única restrição é que essas eventuais colaborações devem funcionar somente nos aparelhos Nokia (até parece que isso vai durar muito tempo). Uma parceria com a ESPNgarante que somente esses dispositivos recebam um novíssimo app relacionado a esportes, numa espécie de exclusividade para distribuição de software. Algo me diz que esse tipo de acordo está só no começo.

Nokia Drive e Nokia Music são nativos nos aparelhos Nokia com Windows Phone. Ou seja, não custam absolutamente nada.



tecnoblogicon