26 outubro, 2011

Apple recebe patente do método de desbloqueio no iOS - [Vídeo]

Quando a Apple anunciou o primeiro iPhone, em meados de 2006, a empresa já havia pedido patente de algumas coisas no aparelho, incluindo o design, a funcionalidade de multi-toque (que acabou não sendo concedida por sinal) e algumas outras patentes, que talvez até estejam sendo usadas nos processos contra fabricantes de Android. O método de deslizar para desbloquear, no entanto, não estava registrado até ontem, quando o escritório de patentes dos EUA finalmente concedeu o documento.

O método é usado em três dos aparelhos que rodam alguma versão do iOS: o iPhone, o iPod Touch e o iPad. E pode parecer uma coisa meio comum em celulares com tela sensível ao toque atuais. Mas isso não impediu que o escritório de patentes concedesse o direito da Apple de registrá-lo como sua propriedade intelectual. Dentre as pessoas citadas como inventores do método está Scott Forstall, o líder de desenvolvimento do iOS.

Com a nova patente, no entanto, é pouco provável que a Apple vá atrás de alguma fabricante de smartphone ou tablet com um processo judicial em mente, já que elas tomaram o cuidado de usar métodos diferentes de desbloqueio. No caso de Androids como os da Samsung, por exemplo, o desbloqueio acontece deslizando-se um bloco inteiro do tamanho da tela para uma das extremidades. E no Windows Phone, um bloco inteiro precisa ser deslizado para cima para poder usar o aparelho.


Veja 2 videos sobre isso


OBS: Para ver o videos com legenda, basta click em [CC], e escolher o sua legenda.

tecnoblogicon