24 outubro, 2011

Veja como um Nokia N9 é fabricado

O pessoal do iFixit já está acostumado a mostrar como um gadget é desfeito. Mas nem sempre temos a oportunidade de ver o processo natural por qual ele passa para ser criado. A Nokiapublicou hoje no seu canal do YouTube um vídeo que demonstra exatamente essa “jornada”, como a própria empresa intitulou no vídeo. O seu Nokia N9, que entrou em pré-venda recente aqui no Brasil, é o personagem principal do vídeo que foi gravado em uma das fábricas da finlandesa dos celulares na Europa.


O vídeo exibe (entre um b-roll de árvores passando e outro – wtf?) a precisão milimétrica das máquinas responsáveis pela fabricação de celulares, não só no exterior como nos circuitos também. E todo o cuidado que os funcionários tem ao manusear as peças e encaixar tudo no seu devido lugar.

Por terem um design relativamente similar, é possível chutar que que o Nokia 800 (também conhecido como o primeiro Nokia a ser lançado com o Windows Phone 7) passe por um processo similar à esse. Mas, claro, com alguns componentes diferentes e um botão de câmera dedicado, que é um dos requisitos da Microsoft para as fabricantes que decidirem usar seu sistema móvel.




tecnoblogicon