05 outubro, 2011

Apple acaba de anunciar o falecimento de Steve Jobs



Eis um post difícil de escrever. Depois de criar dezenas de produtos e serviços que revolucionaram a indústria da informática, Steven Paul Jobs, ou Steve Jobs, faleceu na noite dessa quarta-feira com 56 anos. Os detalhes ainda são escassos, mas a Apple confirmou hoje em um breve comunicado para a imprensa o falecimento do seu ex-CEO dizendo que “a paixão, energia e brilhantismo de Steve foram fontes de inúmeras inovações que enriquecem e melhoram as nossas vidas”.


Embora ainda não tenha sido revelado a causa da sua morte, Steve Jobs já travava uma dura batalha contra o câncer há algum tempo. Ele chegou a se afastar para receber tratamento duas vezes e também recebeu um transplante de fígado em 2009.
Em homenagem ao seu co-fundador, a Apple agora exibe uma foto de um jovem Steve Jobs na capa. Ela leva à essa página, onde a Apple diz:

A Apple perdeu um visionário e um gênio criativo, e o mundo perdeu um ser humano sensacional. Aqueles de nós que foram sortudos o suficiente para conhecer e trabalhar com Steve perderam um querido amigo e um mentor inspirador. Steve deixa a nós uma grande empresa que apenas ele poderia ter construído, e seu espírito será para sempre a fundação da Apple.

Biografia - A trajetória de Steve Jobs, ex-CEO da empresa de tecnologia mais valiosa do mundo, teve origem na obsessão de sua mãe biológica em assegurar-lhe um curso superior, o que ele rejeitaria quando adulto.

Filho de uma jovem mãe solteira de San Francisco, Steve foi oferecido para adoção poucas semanas após nascer. Sua mãe queria que uma família de pessoas graduadas em universidade o adotassem. A primeira tentativa de adoção ocorreu quando a mãe de Jobs o ofereceu a um casal de advogados.Após concordar com a adoção, o casal mudou de ideia ao receber Jobs. Segundo a mãe biológica de Jobs, os advogados argumentaram que, na verdade, prefeririam adotar uma menina. Então outro casal pediu a adoção de Jobs, que foi concedida por sua mãe biológica.Paul e Clara Hagopian Jobs, os pais adotivos de Jobs, quase o perderam após a adoção pois, ao contrário do que informaram à mãe biológica do fundador da Apple, eles não eram graduados. Para manter o filho adotivo, o casal comprometeu-se a pagar-lhe uma faculdade em sua vida adulta. Quando completou 17 anos, Jobs entrou no Reed College, mas desistiu 18 meses depois.Em famoso depoimento a formandos da Stanford University, Jobs explicou que não via sentido ao ver seus pais adotivos gastarem toda sua renda para pagar-lhe uma faculdade que ele considerava pouco útil a seus planos. Fora das aulas regulares, Jobs estudou caligrafia na Reed College, o que considera fundamental para o sucesso da Apple. “Graças as aulas de caligrafia ganhei o conhecimento de design que fez toda a diferença na história da Apple”, conta Jobs em seu discurso em Stanford.Em seu keynote na universidade americana, Jobs atribui o segredo de sua trajetória de sucesso a capacidade de “unir os pontos” entre os diferentes acontecimentos em sua vida, como valorizar o design e dedicar-se a algo que gosta. “Tive sorte de descobrir cedo o que eu amava na vida. Conheci Steve Wozniak e começamos uma empresa totalmente inovadora”, lembra.Ao falar de sua paixão pela Apple, Jobs relembra que, mais uma vez, foi rejeitado. “Eu fui demitido de uma empresa que eu mesmo criei. Eu fui rejeitado, mas continuei apaixonado (pela Apple)”, conta. Fora da Apple, Jobs casou-se com sua atual esposa, Lorena, e fundou a Pixar e a NeXt, esta última uma empresa que acabaria comprada pela Apple em 1996 e asseguraria o retorno de Jobs à companhia. “Ser demitido foi a melhor coisa que me aconteceu.Como um iniciante, vivi o período mais criativo de minha vida”, afirmou. Jobs diz ainda que após sua decepção com a saída da Apple só seguiu em frente por que era apaixonado pelo que fazia. “Você só consegue seguir em frente quando ama alguma coisa de verdade. Eu nunca perdi a fé”, disse. No mesmo discurso, Jobs fala sobre a perspectiva de morrer.“Lembrar que você vai morrer faz você concentrar as atenções nas coisas realmente importantes”, anotou ao lembrar de quando foi informado que tinha um câncer no pâncreas, em 2004. “A morte é a melhor invenção da vida. Ela tira o que é velho do caminho e abre espaço para o novo”, afirma. Na conclusão de seu discurso, Jobs diz que não há razão para não seguir o que seu coração pede para ser feito.

Nota sobre a morte de Steve Jobs no site da empresa. (Fonte da imagem: Apple/Reprodução)