11 fevereiro, 2011

Nokia e MS anunciam novo ecossistema móvel


A fabricante Nokia e a Microsoft anunciaram hoje uma ampla parceria para a criação e desenvolvimento de produtos e sistemas móveis, que promete tirar a liderança da Apple e do Google no mercado de dispositivos e sistemas móveis.
Stephen Elop, CEO da Nokia, e Steven Ballmer, CEO da Microsoft, durante anúncio de parceria que promete colocar as duas empresas como líderes do mercado de serviços móveis
A parceria envolve a adoção do Windows Phone como plataforma inicial pela Nokia, que será responsável por auxiliar no futuro do sistema da Microsoft, e assim desenvolver um novo ecossistema móvel.

No entanto, a Nokia afirmou que irá continuar a lançar aparelhos baseados em Symbian, mesmo após as negociações com a Microsoft.
[Após anúncio, ações da Nokia entram em queda]
As ferramentas de desenvolvimento da Microsoft seriam usadas para criar aplicativos que rodem em aparelhos com o novo sistema, batizado de Nokia Windows Phone. Desta forma, a loja de aplicativos da Nokia também seria integrada ao Microsoft Marketplace.
A integração trará também o Nokia Mapas como o principal serviço de mapas da Microsoft, integrando resultados de buscas do Bing, que também será a principal ferramenta para pesquisas utilizada pela Nokia.
“Nokia e Microsoft irão unir forças para entregar um ecossistema móvel sem concorrentes, com escala global. Agora, é uma corrida com três cavalos no páreo”, afirmou Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia, em clara ameaça aos concorrentes iOS e Android.
“Ecossistemas são experiências únicas quando conduzidas com velocidade, inovação e escala. A parceria que anunciamos hoje oferece incrível escala, uma larga experiência em inovação em software e hardware, além de uma habilidade provada de execução”, aposta Steven Ballmer, CEO da Microsoft.
A parceria das duas empresas ainda está sujeita a negociações e execuções de acordo definitivos entre ambas as partes e, portanto, ainda não há prazos para o lançamento de produtos com o novo ecossistema.